Os benefícios sociais da leitura da Bíblia

15:21 - 1 comentário

Bíblia e educação bem como Bíblia e cultura sempre estiveram muito próximas. Desde os tempos do Antigo Testamento, o povo de Israel tinha alto grau de escolaridade porque os pais queriam que seus filhos aprendessem a ler a Palavra de Deus. O estudo da Bíblia incentivou, ao longo da história, a criação de muitas escolas e está presente também na origem das universidades. Os que trabalham com alfabetização de adultos em nosso país relatam que uma grande quantidade dos que se inscrevem nos cursos o fazem porque querem ler a Bíblia Sagrada.

Quando a Sociedade Bíblica do Brasil, no ano de 2002, lançou a edição completa da Bíblia em Braile, uma pessoa com deficiência visual, presente à cerimônia de lançamento, disse que para os cegos ter a Bíblia em braile era uma questão de cidadania. As pessoas que enxergam, disse ela, podem escolher a Bíblia no formato e tradução que querem. Falam que é o livro mais lido e traduzido do mundo. No entanto, os cegos, continuou ela, não tem acesso. Por isso, ter acesso à BÍblia em braile é mais do que uma questão religiosa. É uma questão de cidadania. A Bíblia em Braile passou a ser fator de inclusão social.

A influencia positiva da Bíblia na vida das pessoas e da sociedade nem sempre é reconhecida. Não é raro encontrar pessoas que manifestam resistência à uma maior divulgação da Bíblia. Quando se fala em Bíblia nas escolas e em outros espaços públicos, são constantes as vozes contrárias. Apesar de evidencias incontestáveis do valor positivo da Bíblia para a vida das pessoas e para a sociedade, existem os que se manifestam contra a presença da Bíblia em espaços públicos.

Conhecer o conteúdo da Bíblia e os valor que ela expões é a melhor maneira de vencer estas barreiras. Dificultar o acesso das pessoas à Bíblia é privá-las de uma das mais preciosas obras a que o ser humano pode ter acesso. Sem exagero, é privar as pessoas da vida plena, que a Bíblia Sagrada ensina.

Escrito por: Erní Walter Seibert
Revista "A Bíblia no Brasil " nº 224