Editorial (por Pe. João Sena)

Meus irmãos e minhas irmãs o Tema desta noite é bastante concreto, na comunidade deve cultivar a justiça e a paz, o desafio para a comunidade é a vivência do Tema. A comunidade tem referencia para concretizar a justiça e a paz e esssa referência é a própia pessoa de Jesus.

Irmãos(ãs) Jesus formou comunidade e dentro da mesma havia disputa pelos primeiros lugares, brigas por privilégios, diante dessa situação Jesus chama atençao dos discipulos, olhem, as grandes nações tem chefes, eles oprimem, tiranizam, exploram, mas entre vocês não deve ser assim. Então Jesus vai trabalhando o aspecto humano da comunidade, implanta o espirito da justiça e da paz.

Irmãos(ãs) a comunidade assimilou os gestos de solidariedade da vida de Jesus. A leitura dois Atos dos Apóstolos relatra a experiência das primeiras comunidades nas quais emana de Jesus, vai se preocupar coim o bem estar dos indivíduos. O critério para superar as injustiças, as desigualdades sociais, é o espírito de partilkha, entre eles não haviam necessitados. Meus irmãos(ãs) para termos uma comunidade pacífica e justa precisamos da colaboração do Estado Brasileiro de Segurança Pública, polícia e etc. mas isso não é o suficiente para manter a paz que é fruto da justiça.

Irmãos(ãs) o método para diminuir as desigualdades sociais, as injustiças, a fome, a violência, evidentemente, é a distribuição das riquezas.

Meus irmãos(ãs) vale a pena a gente viver nos dias de hoje a experiência das primeiras comunidades. Irmãos(ãs) se a gente prestar atenção tem tantos sinais de relações humanas e cristãs que ajudam na promoção da justiça e paz. Por exemplo: a Pastoral da Criança, exerce um excelente trabalho na nossa Diocese, Pe. Benedito fala muito muito bem da Pastoral da Criança aqui em Remanso, contudo não é só a Pastoral da Criança que está gerando bem estar na comunidade, existe a Pastoral Carcerária, inclusive, os próprios presos relataram para um membro da comunidade que depois da criação desta Pastoral a relação humana com eles melhorou, quer dizer, houve uma transformação, houve uma assistência melhor para eles. Os Vicentinos atuam na comunidade no espírito de solidariedade para com os carentes da Paróquia. É claro que as Pastorais, os movimentos são bem articulados na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, mas tudo isso em prol do Reino de Deus, anunciado e vivenciado por Jesus Cristo.

Nesta noite, vamos suplicar a Nossa Senhora do Rosário que possa interceder ao seu Filho Jesus Cristo, por toda a igreja que está em Remanso, para que seja uma comunidade que viva a justiça e a paz. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!