NO REINO DE DEUS A LEI Á A SOLIDARIEDADE

12:17 - Não comentado

Meus irmãos e irmãs felizes nos encontramos aqui nesta noite para ouvirmos a Palavra de Deus, louvando Maria nossa mãe que nos inspira e nos orienta a "fazer tudo o que Jesus nos mandar". O tema que nos ajudará a refletir sobre a Palavra de Deus nesta noite é: "No reino de Deus a lei é a solidariedade". Quando evocamos o Reino de Deus podemos pensar simplesmente em um mundo exclusivamente de Deus, alheio a nossa história na qual entramos um dia após a morte. Na boca de Jesus o Reino de Deus já está aqui no coração de nossa história. O tempo do Reino de Deus é o tempo da salvação e da libertação aqui agora e na eternidade. Aprendemos de Jesus a rezar o Pai-Nosso e evocamos cada vez que repetimos esta oração: "Venha a nós o vosso Reino". Jesus inicia seu ministério convidando à conversão: "Convertei-vos e crede no evangelho, porque o Reino de Deus está próximo".
Meus amados somos chamados por Jesus para o testemunho do evangelho como sinal do Reino de Deus. Uma Igreja que seja ativa, profética, samaritana, que compreenda que sua missão no mundo passa nos gestos de solidariedade, justiça e amor para com o próximo. Ouvimos no evangelho de hoje que Jesus diante daquela multidão faminta da palavra e do pão manifesta a sua compaixão solidária. E o povo encontrou em Jesus um sinal da presença de Deus, porque Deus se manifestou em Jesus com seus gestos de compaixão e solidariedade, gestos de acolhida e inclusão. Mas Jesus responsabiliza os seus discípulos a agirem conforme a palavra que tinham acabado de ouvir, ou seja, colocar em prática na vida a sua palavra como sinal de aceitação da mesma. Convoca os discípulos a responsabilidade pela vida e a partilha do pão: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Neste contexto os discípulos encontram uma criança que doa tudo o que tem, confiando nas mãos de Jesus. O milagre acontece quando temos a coração de arriscarmos nossas vidas para que a graça de Deus aconteça e Deus possa manifestar através de nossas ações a sua vontade. "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância". Se aquela criança tivesse pensado apenas nela mesma o milagre não tinha acontecido. Meus irmãos, dentro de nossas comunidades existem pessoas que são tão pessimistas, em tudo colocam obstáculos, essas pessoas são da turma de Felipe... Outras são da turma de André que buscam uma solução: aqui temos um minino com 05 pães e 02 peixes, apresentou assim uma esperança.
Nesta atitude gostaria de citar algumas ações que são verdadeiras ações de solidariedade e que fazem com que o Reino de Deus seja uma realidade visível em nosso meio. Cito algumas pastorais e movimentos da nossa Igreja: Pastoral da Criança, Pastoral do Idoso, Legião de Maria, Vicentinos, Pastoral Carcerária e tantos outros grupos que fazem dos 5 pães e 2 peixes um milagre na vida de tantas pessoas que como aquela multidão do evangelho descobrem num gesto de solidariedade a presença de Deus. Mas temos também muitas entidades, ongs, pessoas que se engajam na luta para que haja um mundo mais humano, fraterno, solidário, mais justo, onde a dor seja transformada em alegria que brota da solidariedade das mãos que se erguem para louvar a Deus e das mesmas mãos que se colocam a disposição para que a glória de Deus possa se manifestar no dia a dia da vida. Meus irmãos e irmãs que Nossa Senhora do Rosário, nossa boa mãe, nossa companheira de caminhada interceda a Jesus agora na nossa vida presente, para que sejamos fiéis a nossa missão e responsabilidade em assumir a tarefa da solidariedade como sinal do Reino de Deus e na hora da nossa morte. Amém!

  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

0 comentários:

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top