OS CRISTÃOS E O MEIO AMBIENTE

O Meio Ambiente é o lugar onde a gente vive e se relaciona com tudo que nele existe. Sendo assim, a nossa casa, o quintal, a roça, as fontes de água, as plantas, os animais que cuidamos e que estão na mata ou caatinga. A escola, a comunidade, a cidade, a rua em que moramos, enfim, tudo faz parte do meio ambiente, do meio que convivemos.

Na verdade, independente de credo ou religião, a nossa vida está intimamente relacionada com a natureza, com a vida do planeta. Desse modo, somos responsáveis no cuidado com o dia a dia do nosso ambiente para que possamos alcançar mais qualidade de vida.

Mudanças climáticas causam tragédias

Nos dias atuais, o meio ambiente é motivo de grande preocupação para a sociedade em geral, principalmente em decorrência das grandes tragédias causadas pelas mudanças climáticas como as enchentes, secas prolongadas, desmoronamentos de morros, desmatamentos, queimadas, derramamento de óleos e poluentes nos rios e oceanos, entre outros desastres ecológicos. São nesses momentos, também, que muita gente acaba morrendo, e ocorre o aumento do número de animais e plantas em extinção, gerando sérios problemas ao planeta.

Cresce a quantidade de lixo no planeta

Se você parar para pensar, outro fator que contribui para a destruição do planeta são os meios de comunicação, principalmente a TV e o rádio que nos levam a consumir produtos da moda, que em sua maioria não é reciclável e nem saudável. E como os donos das indústrias, que mantêm as propagandas, só enxergam o lucro e querem aumentar a sua produção, utilizam muita matéria-prima como exemplo, o petróleo para fabricar produtos e descartáveis plásticos e, desse modo, o consumo de energia se eleva para manter o maquinário ligado noite e dia. A consequência é o crescimento da poluição e na quantidade de lixo em nosso planeta, ocasionando o aquecimento global que tem provocado tragédias, inclusive, algumas citadas no parágrafo anterior.

AÇÕES que você pode fazer!

Mediante a todo caos que vivemos e aos desafios que enfrentamos em nosso dia a dia, a Campanha da Fraternidade deste ano nos convida a refletir sobre o tema: Fraternidade e a Vida no Planeta. Como já entendemos que somos parte do planeta e que somos atingidos diretamente por tudo que lhe afeta, precisamos ter atitudes que venham contribuir para melhorarmos esta situação começando de nossa casa e comunidade, seja na cidade ou área rural:

• Separação do lixo:
Garrafas pet separar para doar as pessoas que usam para reaproveitamento como fazer artesanato, guardar semente, colocar mel.

Latinhas de metal, plástico em geral, papel e papelão têm ajudado na renda familiar de muitas pessoas, entre elas jovens, portanto, organize e doe a catadores/as de lixo. Os contatos dessas pessoas estão no CRAS.

Diminuir o uso da sacola plástica em casa e nas ruas. Colocar o lixo em outras vasilhas, ao invés de usar sacolas plásticas. Caso não tenha serviço público de limpeza, queimar o lixo seco.

O lixo orgânico (resto de alimentos) fazer de adubo para as plantas e canteiros, caso não seja disponibilizado para os animais;

Os papéis de balas, chicletes, salgadinhos e pirulitos colocar na lixeira ao invés de jogar na sala de aula e deixar pelos caminhos por onde a gente passa nas comunidades, ruas e praças;

Pesca predatória é crime e não podemos permitir a pesca no período da piracema em nosso Lago. Vários peixes estão em risco de extinção, principalmente o surubim. Você pode denunciar ao Ibama. Disque: 0800-618080

Queimadas e desmatamentos têm diminuído as chuvas em nossa região. Vamos aproveitar tudo que capinamos e cortamos para adubar a nossa roça. Tudo serve de nutrientes para o solo. Cultive plantas nativas;

As mineradoras degradam o meio ambiente, além de gerar doenças e violência, atormentam a rotina das comunidades. Não assine nenhum documento sem antes saber do que se trata. Busque informações no STR e Paróquia.

FIQUE EM SINTONIA COM UM PLANETA FRATERNO!

É necessário sabermos lidar com os recursos naturais e humanos de forma colaborativa e responsável, para que não venhamos a padecer em meio ao caos ambiental que provoca miséria e sofrimento. Por isso não precisamos destruir para construir e nem degradar para desenvolver. O que realmente importa para nosso Deus Criador é fazer com que todas as pessoas desenvolvam ações que valorizem a vida, respeitem as diferenças, promovam a fraternidade, começando por você.