SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

18:13 - Não comentado

De que assunto trata a Bíblia em si, além de nos levar à salvação?

A pergunta é muito aberta para ser respondida em poucas palavras. O mais interessante seria que a pessoa pegasse a Bíblia nas mãos e começasse a lê-la. Ao fazer isso, deveria se perguntar: Por que começo a ler a Bíblia? O que procuro nela? Com qual preocupação me ponho a ler esse livro?
A Bíblia é um livro que Deus e o seu povo escreveram juntos. À primeira vista ela parece ser a história de um único povo, o povo de Deus. Mas podemos dizer mais: ela é o livro da humanidade. Nela o mundo todo se encontra refletido, de modo que a experiência de Israel se torna tipo da experiência de todos os povos, em todos os tempos e lugares.
Para os cristãos, o centro de toda a Bíblia é a pessoa de Jesus Cristo, o Filho de Deus. E o resumo das palavras e ações de Jesus é este: a vida para todos, pois foi ele mesmo quem o afirmou: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância" (João 10,10b). Em outras palavras, na Bíblia encontramos o projeto de Deus que é liberdade e vida para todos. Lendo-a, aprofundando-a, partilhando-a, fazendo-a criar raízes na vida de todos os dias, estamos entrando em comunhão com aquilo que o ser humano mais deseja e, ao mesmo tempo, com aquilo que Deus quer comunicar em plenitude a todas as pessoas: vida.
A Bíblia é o livro da Aliança. Esse tema aparece de ponta a ponta. Deus, no início, se aliou a um povo - Israel. Com o passar do tempo, esse povo foi descobrindo que o seu Deus é o Deus de todos, o aliado da humanidade. Tão aliado que, para dar vida, entregou tudo o que tinha: o próprio Filho.
Aprendamos também que a Bíblia é a Palavra de Deus, a carta que ele escreveu para a humanidade encontrar o sentido da vida e o caminho da felicidade. Mas não se trata de palavra morta, e sim viva, a ponto de o evangelho de João afirmar que "a Palavra se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade" (João 1, 14).
Talvez dois textos da Bíblia ajudem a sintetizar o que estamos dizendo. O primeiro é tirado do final do livro da Sabedoria, o filho caçula do Antigo Testamento. Ele resume muito bem toda a caminhada do povo de Deus antes de Jesus vir ao mundo: "Sim, ó Senhor! De todos os modos engrandeceste e tornaste glorioso o teu povo. Nunca, em nenhum lugar, deixaste de olhar por ele e de o socorrer" (Sabedoria 19,22). O outro, tirado da segunda carta de Paulo a Timóteo, resume o sentido e a função da Bíblia: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra" (2 Timóteo 3, 16-17).

do livro: "tire suas dúvidas sobre Bíblia - 159 respostas esclarecedoras"
de: José Bortolini
Pag. 14-15
Editora Paulos

  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

0 comentários:

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top