PRIMEIRA NOITE DO NOVENÁRIO

Durante os dias que antecederam o início do novenário deste ano, além da ansiedade bem peculiar à comunidade católica da Cidade, mais um ingrediente foi acrescentado a esse misto de sensações e sentimentos que contagiam o nosso povo: a chuva. Na semana em que as primeiras precipitações desse período deram o ar (e a água) da graça no Município, a dúvida se instalou na cabeça das pessoas: será que vai chover durante a novena? E se chover, como será? Fora ou dentro da Igreja? Curiosamente, o tema (Fraternidade e Vida no Planeta) e o lema (Maria, ajuda-nos a preservar e defender a vida no Planeta) da Festa de 2011 – Ano do Jubileu da nossa Diocese – nos remete a profundas e importantes reflexões sobre o fundamental papel da humanidade na defesa de toda e qualquer manifestação de vida existente na Terra, onde a ÁGUA é o principal tesouro! Fato é que pouco antes das 21 horas da última sexta-feira, 21 de outubro, começou a Festa em honra a Nossa Senhora do Rosário! Noite nublada, com temperatura agradável, noite dos Legionários e das Legionárias, do Rosário Permanente, dos Carismáticos, Ministros e Ministras da Eucaristia, do Terço dos Homens, das Quadras 09, 11, 13 e BNH, noite de marcante homilia do Padre Bernardo, da vizinha Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, uma linda noite... Ah! E quanto às possíveis chuvas? O sub-tema da primeira noite nos ajuda a responder essa “questão”: “Deus contemplou toda a sua obra e viu que tudo era muito bom (Gn 1, 31)”. Contemplemos e defendamos toda a obra divina...