SEXTA NOITE DO NOVENÁRIO

Quarta-feira. Sexta noite do Novenário. A presença de remansenses que moram em outros municípios e de visitantes que vieram para a Festa em honra a Nossa Senhora do Rosário é cada vez maior na Praça da Matriz. E a tendência é de aumento desse número de irmãos e irmãs até o próximo domingo, dia 30, Dia da Festa. Em reflexão, o sub-tema “A cidadania se constrói com uma nova consciência ecológica – O lixo e seus desafios.” Os noiteiros, Carroceiros, Garis, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindserv e Quadras 02, 03, 05 e Vila Santana, e toda a comunidade presente, puderam acompanhar a homilia do Padre Aloísio, de Casa Nova, e meditar sobre a “Parábola do Joio e do Trigo” e sobre um dos maiores problemas ambientais em âmbito mundial, o lixo. O lixo é um grande problema, mas as soluções são diversas e são de acordo com a fonte que as emite. No caso específico do lixo residencial são diversas as possibilidades, no entanto, varia de acordo com a realidade econômica do país, estado ou cidade. Em vários países, o lixo orgânico é processado nas indústrias de compostagem e dão origem a adubos e gás metano, já o lixo inorgânico o melhor seria a implantação efetiva de uma coleta seletiva que permitiria a reciclagem de grande parcela dos materiais (vidros, latas de alumínio, papéis entre outros). O lixo deve ser tratado com maior prudência, pois compromete as reservas de recursos naturais, além de poluir e comprometer outros ambientes. É um exercício de cidadania que começa a ser praticado dentro da nossa casa!
                                                                                                              Hérbet Fabiano
Colunista do Blog