IV ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário realizou nos dias 11, 12 e 13 de novembro o IV ECC – Encontro de Casais com Cristo, onde 26 novos casais foram convocados a fazer parte dos serviços da Igreja, em favor da evangelização das famílias, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo, buscando compreender o que é “ser Igreja hoje” e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.

Conforme o documento nº 12 da CNBB – Orientações pastorais sobre o matrimônio – (DN-pág. 13), a evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação e que deve partir do conceito exato de matrimônio e de família.

O ECC nasceu da inquietude de um sacerdote (Pe. Alfonso Pastore) que dedicou sua vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária.

Teve início no ano de 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompeia, em São Paulo – SP. Como disse textualmente o seu fundador: “Começou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade.

O ECC vem contribuindo de forma efetiva para que as famílias se constituam como “Igrejas Domésticas”, “Formadoras de Pessoas”, “Educadoras na Fé” e “Promotoras do Desenvolvimento”,  tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, pois o “FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA”.

Que os casais tenham consigo que o Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um SERVIÇO da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo de enculturação e da evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, e que despertem para as diversas pastorais existentes em nossa Comunidade/Paróquia.