ACOLHER A DEUS QUE NOS VEM!

"Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher" - proclama o apóstolo Paulo na Carta aos Gálatas. (Gl 4,4.) "Deus quis nascer e crescer numa família humana. Deste modo, consagrou-a como caminho primário e efetivo de seu encontro com a humanidade". (Bento XVI, Ângelus, 31/12/06).

Jesus nasceu em Belém, que significa "casa do pão". Foi posto numa "manjedoura", lugar em que se colocam os alimentos... Jesus é o alimento da humanidade. Ele é o pão que dá a vida. Sua vinda foi para que todos tivéssemos vida e vida em abundância. O Evangelho de Lucas faz referência ao drama do primeiro Natal: "Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou, e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa". (Lc 2,6-7). Não havia lugar para eles...

No prólogo de seu Evangelho, João é mais incisivo ao referir-se a esse drama do primeiro Natal: "Ele veio para os que eram seus e os seus não o receberam.
Ele, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que o receberam, isto é, àqueles que acreditam em seu nome". (Jo 1,11-12).

A preparação para o Natal deve nos predispor para acolher Jesus Cristo em nossa vida, em nossas famílias, em nossos ambientes de trabalho, em nossa cultura. É evidente que celebrar o natal é bem mais do que simplesmente comemorar o nascimento de Jesus. É preciso abrir as portas à sua orientação, para que possam entrar em nossas famílias sua paz e salvação. Ele é alimento, é vida, é luz. Que não se repita conosco o drama do primeiro Natal: "Ele veio para os que eram seus e os seus não o receberam". Pelo contrário, deve crescer em nossas famílias, neste propício tempo de preparação para o Natal, o ardente desejo de sermos verdadeiramente discípulos missionários seus, para que nele nossa família e todas as famílias tenham a vida.
Pe. Sebastião Sant'Ana
Pároco de N. Sra. Guadalupe / Manaus, AM