NATAL: de Jesus ou do Papai Noel?

Entre os "tempos fortes" do trabalho pastoral com as famílias, ganha especial destaque a celebração do Natal. Que tal provocar uma conversa em família, visando escolher a melhor maneira de celebrar esse momento precioso para todos? Para que o Natal seja, de fato, um excelente investimento para a família, é necessária uma boa preparação. O tempo do Advento nos favorece esse encontro com Cristo que veio, que vem e que virá glorioso. Comprometidos com a bandeira da família, não percamos esta oportunidade privilegiada de fazer o bem.

A Novena do Natal em família marcou e continuará marcando a vida de muitas de nossa comunidades. Ela acontece num momento favorável. Em muitas famílias que conhecemos, no período de preparação para o Natal, todos ficam contagiados ou envolvidos por um clima especial. Quantas se tornam mais sensíveis para as coisas de Deus e mais abertas e acolhedoras para com as necessidades dos outros! Quem não conhece histórias de pessoas que reencontraram os caminhos da Igreja, voltaram às práticas religiosas e hoje vivem com entusiasmo a sua fé? Histórias em que tudo começou com aquele convite bem feito para participar da Novena do Natal em Família? E que continuou com o caloroso acolhimento a quem se sentia à margem da comunidade, com o envolvimento da pessoa nas orações, nos cantos, na reflexão partilhada da Palavra de Deus? Não é verdade que todos se sentem bem quando percebem que são acolhidos, valorizados, amados? "Acolher bem é evangelizar", lembrava com insistência o saudoso Cardeal Aloísio Lorscheider.

Como se trata de um dos tempos fortes e um dos momentos privilegiados, a Novena do Natal merece toda a nossa atenção. É hora oportuna de grande investimento, certamente de muito trabalho, mas o tempo é favorável e os frutos para as famílias poderão retornar e ser altamente gratificantes.
(Pe. Sebatião Sant'Ana)
Pároco de N. Sra. Guadalupe / Manaus, AM
Jornal Missão Jovem - pag. 11

Lembramos que os livros para a Novena do Natal já estão disponíveis da Secretaria da nossa Paróquia!
Venha, celebre conosco o Natal em Família!