EXISTEM RAZÕES SÓLIDAS PARA SE CONFIAR DA BÍBLIA?

Algumas pessoas dizem que a Bíblia não é confiável. Por outro lado, Jesus sempre foi fiel às Escrituras. Existem razões sólidas para confiar na Bíblia?

Depende do tipo de confiabilidade que se busca na Bíblia. Se as pessoas procuram nela um manuel de história, que narra tintim por tintim o que aconteceu, então a Bíblia não é confiável; se buscam nela um manuel de ciências indiscutível e fechado ao diálogo com as ciências de hoje, também nesse caso não é confiável; se pretendem que seja uma fonte de geografia ou de cosmologia impecável, também aqui não merece crédito. Hoje sabemos que o universo não é do como a Bíblia o apresenta; quem vai procurar fontes seguras de geografia na viagem de Jesus descrita no evangelho de Lucas também dá com os burros n'água. Se pretendemos que a Bíblia forneça dados seguros sobre o fim do mundo, acabaremos ou decepcionados ou fundamentalistas. E assim por diante. Para certas coisas a Bíblia não é confiável, nem precisa ser. Em outras palavras, a Bíblia não é um livro de receitas prontas. Onde está, portanto, sua confiabilidade?

Deixemos que ela própria nos fale: " As Sagradas Escrituras têm o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra " (2 Timóteo 3, 15b-17).

Portanto, se queremos conhecer o projeto de Deus; se queremos ser educados na justiça e crescer nela; se queremos ser perfeitos como o Pai que está no céu e estar preparados para que todas as nossas ações espelhem o amor e a misericórdia de Deus, então a Bíblia é altamente confiável e recomendável. Aliás, é justamente isso que muitas pessoas e comunidades procuram hoje na Bíblia: uma luz para conhecer mais e melhor o projeto de Deus e se comprometer com ele.
Fonte: Tire suas dúvidas sobre a Bíblia