CONFIRA O QUE ACONTECEU NO 7º ENCONTRO DAS ENTIDADES NEGRAS CATÓLICAS

Terminou neste domingo, na cidade de Londrina (PR) o 7º Encontro das Entidades Negras Católicas que teve como tema “A Pastoral Afro-Brasileira e os desafios do século XXI”.

A celebração de abertura foi presidida pelo bispo de Paranaguá (PR), dom João Alves dos Santos, que é bispo referencial da pastoral afro-brasileira. A celebração contou ainda com a presença de dom Antônio Wagner, bispo de Guarapuava (PR), dom Albano Cavalin, arcebispo emérito de Londrina (PR), representando dom Orlando Brandes. O encontro reuniu representantes da Pastoral Afro de todo o Brasil, entre leigos, religiosos e sacerdotes.

Falando aos presentes, dom Albano recordou que o “Brasil é uma reserva de alegria para o mundo e a Pastoral Afro-Brasileira deve continuar a ser a reserva de alegria dentro da Igreja”.  Na homilia, dom João Alves dos Santos reforçou a necessidade dos agentes aprofundarem as experiências de partilha e fraternidade conclamando os presentes a contribuírem com toda a sociedade em favor da vida.

No segundo dia, o encontro teve continuidade na Casa de Espiritualidade Monte Carmelo.  Na parte da manhã houve estudo sobre o Concilio Vaticano II e o desafio da inculturação, trabalho conduzido pelo padre José Oscar Beozzo. A parte da tarde foi dedicada à análise de conjuntura e o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadoras da Igreja no Brasil (DGAE).

O assessor da Pastoral Afro, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jurandyr Azevedo Araújo, afirmou que o encontro demonstrou o entusiasmo e a vida nas comunidades representadas para uma perspectiva de novas alternativas para a ação Pastoral no Brasil.