VEJA COMO FOI A ASSEMBLEIA PAROQUIAL DE PASTORAL

A nossa paróquia realizou Assembleia Paroquial de Pastoral nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2012, no salão do Centro Social Sagrada Família. A Assembleia teve como objetivo aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade e discutir as urgências pastorais em nível paroquial. Estiveram presentes diversos representantes das várias pastorais, grupos, movimentos e comunidades da cidade.

Pe. Benedito, pároco, deu início à assembleia fazendo uma pequena e breve apresentação da programação para os três dias da Assembleia.

Aproveitou-se o momento para introduzir os Objetivos da Campanha da Fraternidade, que vai tratar sobre a saúde pública no Brasil, com apresentação de slides e vídeos. Foi feito um pequeno estudo em grupo, logo após, realizou-se um plenário, de acordo com os pontos discutidos.
Dr. Carlos Segundo, médico palestrante convidado, fez uma explanação para ajudar a entender um pouco sobre os cuidados que devemos ter com nossa própria saúde, os problemas e complicações que adquirimos com uma má alimentação, com o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros, a importância de exercícios físicos, como funciona o sistema de saúde (SUS), os planos de saúde e que devemos, principalmente, cuidar da nossa vida espiritual. Segundo o palestrante, o governo tem feito aplicação de recursos na área de prevenção esquecendo-se um pouco do paciente que precisa de tratamento curativo.

Em grupos, a assembleia procurou identificar algumas pistas para ação, a partir da palestra, onde se destacaram algumas, tais como, a viabilização da criação de uma Central de Atendimento que possibilite a marcação de consultas por telefone, evitando-se a criação de filas na frente dos hospitais, criar cotas de consultas para os moradores das comunidades do interior do município, organizar e realizar palestras nos diversos grupos, com participação de nutricionista e distribuição de folders com orientações alimentares, buscando a parceria com a Secretaria de Saúde do município. Sobre os jovens, viu-se a necessidade de despertar-lhes  para conhecerem a realidade no sentido preventivo de acidentes de motos, com palestra nas escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e por fim a criação da Pastoral da Saúde.

Com referencia às ações pastorais na paróquia, o pároco apresentou proposta de mudança no atual modelo de ação pastoral, subdividindo-o em quatros setores pastorais identificadas como: Área da Matriz, Área do Sagrado Coração de Jesus, Área Santa Luzia e Área Sant’Ana e São Joaquim e reativação do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), que será constituído por, além do Pároco, um representante da Comunidade Religiosa, um representante das Pastorais, um representante dos Movimentos Eclesiais, um representante do Conselho Paroquial de Economia, um representante das Áreas Pastorais e um representante das CEB’s.

Ao fim, foi feita uma avaliação do encontro, com resultados positivos, parabenizando ao pároco pela iniciativa referente à divisão setorial da paróquia, possibilitando, assim, conhecer melhor a realidade da comunidade, e que a palestra, as dinâmicas, apresentação de slides e vídeos sobre a Campanha da Fraternidade foram de grande ajuda.

Redação e fotos: Auricelio Bacelar