ECC REALIZA ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE

O ECC realizou no último sábado (17/03) às 19:30h no Salão do Centro Social encontro de Espiritualidade com o tema: “A Espiritualidade e a família” e teve como palestrante Pe. José Erimateia.

A proposta é fazer com que os casais compreendam o que é a família à luz da espiritualidade. Pois, a família é uma poderosa influência na formação do ser humano. É responsável pela transmissão do bem, da solidariedade, da ética, da cidadania (respeito ao próximo). Os valores da família, hoje, estão desfigurados. O mundo oferece muitas portas e é fácil ceder a todas, o conforto, os prazeres, o materialismo, trabalhamos apenas em busca disso e esquecemos de refletir sobre a nossa prática.
Precisamos de um tempo para ter um relacionamento pessoal com Deus e esse relacionamento começa quando colocamos em prática o maior mandamento – Amar a Deus. Precisamos, acima de tudo, amar a Deus! A família, para ser feliz e para cumprir a sua missão no mundo, precisa estar firmada no Senhor.

Hoje, com o corre-corre da vida, deixamos de dialogar com nossos filhos. É preciso resgatar o tempo em que os pais, principalmente a mãe, reservava tempo para ensinar a Palavra de Deus aos filhos, rezar o terço juntos, ir à missa. A oração e o estudo da Palavra é o caminho para buscar a intimidade com Deus. A compreensão do papel do esposo (pai), da esposa (mãe) e dos filhos, é criar ambiente saudável para amar a Deus e obedecê-Lo.

Para que os pais vivam a espiritualidade na família é preciso saber orar pelos filhos (1 Sm 1, 27); ensina-los (Gen 18,19 e Pr 22, 6), principalmente a Palavra de Deus; disciplina-los (Pr 23, 13) lembrando que a disciplina nunca deve ser aplicada com ódio, violência; amar e cuidar (1 Tm 5, 8); aos filhos é preciso obedecer aos pais (Ef 6,1); honrar o pai e a mãe (Ef 6, 2 – 3).

Vivenciar e cultivar a espiritualidade na família, significa ter compromisso, fidelidade, amor, disposição para perdoar, coragem para renunciar, prontidão para servir. É preciso firmar o compromisso de ajudar a família, a ser uma família feliz, que cumpra a sua missão, ajudando os seus membros a serem pessoas ajustadas, onde se cultive o amor a Deus.