AGRICULTOR REMANSENSE REFERÊNCIA EM CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO TEM PROPRIEDADE IMPACTADA PELA SECA

16:35 - Não comentado




No Sítio Barra, a cerca de 40 Km da sede do município de Remanso-BA, vive a família de João Cícero Justiniano Souza, conhecido por Cícero da Barra. A experiência do agricultor em criar alternativas de convivência com o semiárido é referência em intercâmbios entre pessoas de diferentes comunidades, estados e até países. A propriedade da família possui infraestruturas para captação e armazenamento de água que vão de cisternas e barreiros à Mandala, que é um sistema integrado de produção, onde tudo acontece a partir de um reservatório de água de forma arredondada, com capacidade para 16 mil litros. A plantação dos canteiros e fruteiras é feita ao redor desse reservatório.

Cícero conta que, no entanto, a propriedade e sua produção estão sendo duramente impactadas pela seca que tem atingido à Bahia nos últimos meses. “Há 10 anos nossos barreiros não secam e este ano eles já estão sem água. Nossas cisternas de produção e de consumo da família estão secas. A mandala também está quase secando. Os animais estão bebendo água salobra de uma cafunda, que também está acabando. Na vizinhança, os animais ficam três, quatro dias com sede. Não sabemos o que fazer sem a chuva para juntar água. Tudo se acaba. É muito triste.”, lamenta.

A seca na Bahia já atinge milhões de pessoas. Essa é uma das secas mais longas dos últimos anos. Em algumas comunidades, as famílias precisam percorrer uma distância de cerca de 30 quilômetros para buscar água, que, não tem qualidade para o consumo humano. Organizações locais, como o SASOP, as Paróquias e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão tentando sensibilizar o poder público, quase sem retorno. O exército tem abastecido algumas comunidades com água para consumo humano, mas poucos são contemplados, negando o direito das famílias à água de qualidade e à alimentação adequada, garantida pela Constituição Brasileira. Nesse, contexto, muitas famílias acabam tendo que comprar água de carros pipa para encher as cisternas e tentar amenizar o problema.

Para contribuir com abastecimento de água nas comunidades rurais atingidas pela seca, entre em contato com o SASOP ou com STR de Remanso.

Contatos:
Márcia Muniz (71) 9204-0896 ou (74) 3535-1548 ou (74) 3535-0093
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remanso (74) 3535-1240

  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

0 comentários:

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top