Católicos remansenses celebram Festa de Corpus Christi com muita fé

18:45 - Não comentado




A festa de Corpus Christi foi instituída no ano de 1264 pelo papa Urbano IV. Comemorar a festa do corpo e sangue de Cristo é uma oportunidade que o fiel católico tem de manifestar publicamente sua fé na presença viva de Cristo na Eucaristia.


A comunidade católica de Remanso iniciou a celebração de Corpus Christi já de manhã cedo, preparando as ruas por onde passaria a procissão levando o ostensório contendo a hóstia consagrada. Como é bonito ver a comunidade de fé unida em torno do sentimento de alegria e confraternização!


Todo o sentimento de alegria e devoção já presente nas ruas foi, sem sobra de dúvida, a explicação para todo o entusiasmo da comunidade à noite, durante a celebração eucarística. O Povo de Deus participou da missa, cantando, louvando, rezando, enfim, deixando-se envolver pelo mistério da Eucaristia, a grande homenageada da noite.


Como bem nos lembrou o Pe Benedito na sua belíssima homilia, celebrar a Eucaristia é assumir com responsabilidade os valores do Reino, é comprometer-se com o projeto histórico-salvífico de Deus. Não faz sentido, continua o padre, somente louvar e adorar Jesus na Eucaristia: é preciso transformar toda essa louvação e adoração em gestos concretos de amor, solidariedade, fraternidade. Tem uma fórmula que resume bem o sentido das palavras do padre: “a fé coerente é aquela que orienta a ação”.


Ademais, o padre Benedito destacou o caráter fraternal da celebração eucarística. Aliás, celebrar significa comemorar junto. A beleza da Igreja é a sua diversidade de dons e carismas. Ela é assim e tem que continuar sendo. Nada de uniformidade. Porém, a Igreja é também una e quem mantém sua unidade é o amor (caridade) fraternal. Em torno da mesa do altar, todos nós somos um no amor, apesar de toda a diversidade de dons e carismas. 


Acredito que foi o Espírito Santo, bem como o compromisso do Povo de Deus com o projeto histórico-salvífico de Deus celebrado fraternalmente no mistério da Eucaristia os responsáveis pela beleza da procissão realizada após a santa missa pelas ruas de Remanso. O que a Igreja, enquanto sinal vivo da presença do Reino, espera do fiel católico é o seu compromisso em ajudar a construir um mundo justo e fraterno, onde todos possam, verdadeiramente, sentir-se acolhidos e respeitados em sua dignidade de filhos amados por Deus. Que Maria nos ajude a nos comprometermos cada vez mais com seu filho Jesus. Amém.

                                                                                                                       Texto: Marcos Paulo
Pascom 
(Pastoral da Comunicação da Paróquia N. Sra. do Rosário - Remanso BA)









Veja mais fotos clicando no link abaixo

  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

0 comentários:

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top