JUVENTUDE NOS CAMINHOS DA MISSÃO

17:38 -

"A Igreja precisa de um rosto jovem para levar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, pois uma igreja sem jovem é uma igreja com o rosto do Cristo desfigurado. Queridos jovens! Cristo chama-vos a serem Santos. Ele conta convosco para guiar os passos dos Brasil neste milênio que se inicia. Peço a Virgem Maria que guie e interceda pelos vossos passos. Amém".
(Papa Bento XVI)

Não existe para a juventude obstáculos quando de decidem a viver uma proposta. No processo de Evangelização da Juventude de percebe que muitos dos jovens têm uma fé profunda, creem em Deus, mas tem certas dificuldades com a instituição. O universo missionário possibilita o jovem a colocar todo seu potencial e energia a serviço da igreja, porém com uma mística mais missionária, mais ao encontro do povo, das realidades, das necessidades que eles conseguem ver e se comprometer.

É comum escutar as lideranças adultas que estão cansadas, envelhecidas, desanimadas. Contar com a juventude é visibilizar um rosto jovem, animado e comprometido da igreja. Nossas comunidades necessitam de uma nova evangelização, com novo ardor e novos métodos. Nosso protagonismo juvenil nos desafia a sermos apóstolas e apóstolos, isto é, "os enviados" de nosso tempo, como o jovem Isaías.

Por isso, é importante lembrar os jovens do mandato de Jesus que nos disse: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16,15). A experiência no trabalho com a juventude nos tem inspirado que os jovens, gostam de atividades, compromissos que os desafiam, é extremamente atraente para a juventude a dinâmica missionária, desinstala, move, os leva a pensar coisas novas, com olhares diferentes e assumir seu protagonismo na vida da Igreja.

Às vezes olhamos os jovens apenas como uma "turma" que participa, mas não tem um espaço de atuação em nossas comunidades e na vida da Igreja. O Documento de Aparecida fala muitas vezes do jovem, como aqueles que são capazes de mudar o meio em que vivem, de transformar a sociedade, de oferecer coisas novas, de dinamizar com sua espontaneidade e alegria a vida da Igreja. Mas de uma Igreja com propostas de Evangelização clara, com propostas atrativas, com ideias inovadoras, dentro e fora da Igreja, olhando essa variedade de cenários juvenis que existe em nosso país. Vocês são o presente e o futuro da Igreja e da sociedade.

Resistam à indiferença, ao conformismo, à passividade, à mediocridade e à covardia. Não se rendam as armadilhas e sejam jovens comprometidos com a missão e com a sabedoria! Que o nosso testemunho, através das palavras e gestos concretos, possa suscitar no coração dos jovens o desejo de trabalhar na messe do Senhor e, assim, eles serão evangelizadores de outros jovens sucessivamente, porque o jovem é sempre evangelizador de outro jovem. Não tenhamos medo de ir ao encontro de cada uma das ovelhas perdidas, em busca de um modelo de vida a seguir.

Não sejamos como o jovem rico que viu em Jesus um modelo de vida a ser seguido, mas não quis renunciar a todos os seus bens materiais para segui-Lo. Cristo ama vocês, jovens, e caminha com vocês. Cristo desafia vocês a trabalhar com Ele, a seguir seu estilo de vida, a espelhar no rosto juvenil o rosto de Cristo, a transformar nossa história em reino de esperança, de amor, de justiça e de paz.

É a vocês que a Igreja de Deus fala:
"VAI, JUVENTUDE, E FALA A ESTE POVO".

matéria retirada do Jornal Missão Jovem
SETOR JUVENTUDE