Paróquia de Remanso celebra a crisma de 160 jovens e adultos

Neste sábado (14) a paróquia Nossa Senhora do Rosário alegrou-se com a celebração, na igreja matriz, do sacramento da Confirmação, onde 160 pessoas, agora crismadas, assumiram o compromisso de intensificar seu vínculo com Deus e a Igreja, tornando-se, assim, sujeitos ativos na construção do Reino de amor e paz presente na pessoa de Jesus Cristo.

Durante a celebração, o bispo da diocese de Juazeiro Dom José Geraldo exortou os crismandos, que iriam receber os dons do Espírito Santo através da imposição das mãos, a não privatizarem para si os dons, mas sim colocá-los a serviço da comunidade. De fato, como bem nos lembrou São Paulo na primeira leitura (1Cor 12, 4-11) “cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos”.

Ao fazer a vontade de Deus, imitando o pensar e agir de Jesus, os cristãos tornam-se sal da terra e luz para o mundo. Dessa forma, ungidos pelo poder do Espírito Santo e a exemplo de Jesus (Lc. 4, 18-19), serão capazes de “anunciar a Boa Notícia aos pobres, proclamar a libertação aos presos, recuperar a vista dos cegos e proclamar o ano de graça do Senhor”.

Ademais, Dom José Geraldo alertou toda a assembleia e, em especial, aos crismandos, sobre as dificuldades e desafios em ser cristão no mundo de hoje, uma vez que, os valores do Reino contradizem em muito os valores propostos por nossa sociedade consumista e materialista. Esta situação é sempre um risco para nossa fé, que como a luz de uma vela pode apagar-se com o primeiro vento ou mesmo com um simples sopro. Por isso, a necessidade da ajuda mútua entre os cristãos, que como membros do Corpo de Cristo partilham das alegrias e sofrimentos entre eles. Que grande responsabilidade tem os padrinhos de batismo e crisma, pois precisam constantemente confirmar a fé de seus afilhados!

No final da celebração, o Pe. José Benedito chamou ao altar todas as catequistas que se empenharam em despertar nos crismandos o senso de pertença à Igreja de Jesus Cristo, tanto à Igreja universal como à comunidade paroquial. Interessante perceber que todos os catequistas são mulheres, o que só vem confirmar que sem o compromisso das mulheres ungidas pelo Espírito Santo dificilmente a Igreja se manteria tão atuante no mundo.