PASTORAL DA CRIANÇA: 17 ANOS DEDICADOS À PROMOÇÃO DA VIDA EM REMANSO

"Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10,10). Guiados pela certeza de que a missão dos seguidores de Jesus de Nazaré é promover a vida, a Pastoral da Criança realizou neste domingo, 19, Missa de Ação de Graças pelos dezessete anos de presença da Pastoral no município de Remanso.

A Pastoral da Criança iniciou suas atividades na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em 19 de agosto de 1995 com apenas duas comunidades. Imaculado Coração de Maria na quadra 14 e São Francisco na Vila Portuária. Posteriormente, foram fundadas novas comunidades: Sagrada Família na Vila Matilde, Negros no Povoado Negros, São Benedito na Área Industrial, Malhadinha no Povoado de Malhadinha e Comunidade Canaã no Assentamento Canaã. Atualmente, a Pastoral da Criança conta com apenas sete comunidades, pois a comunidade Negros fechou por falta de crianças dentro da faixa etária exigida pela Coordenação Nacional que é de 0 a 5 anos e onze meses.

Contar a história a Pastoral da Criança em Remanso é recordar de dona Lúcia Bertoldo do Vale, coordenadora comunitária, líder e apoiadora da comunidade Sagrada Família. Seu trabalho, lembrou a profª Nildinha ao final da Missa, foi realizado "com alegria e dedicação" e por isso ela tornou-se "exemplo de fé, dedicação e força de vontade na realização de um trabalho voluntário."

Após a Celebração Eucarística, foi feito, na sede da Pastoral da Criança localizada ao lado da Creche São José, um fraternal café da manhã. Ali a nova Coordenadora Paroquial, Maria de Fátima Ribeiro Silva eleita em 28 de maio de 2012, lembrou que o grande legado da Drª Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, é a luta pela promoção da vida. Esta deve ser a missão de cada membro da Pastoral. "Agradeço a Deus por esta missão de fé e vida de solidariedade, de amor e de compromisso social voltada ao acompanhamento de crianças, gestantes e famílias em nossas comunidades, com o compromisso de cumprir as palavras de Jesus: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância", testemunhou a nova coordenadora.

A ideia da multiplicação, proposta por Jesus, é que move a Pastoral da Criança. Não somente a multiplicação de pães e peixes, mas também a de saber, solidariedade e esforços. Multiplicar o saber é ensinar práticas de higiene, cuidado com a água, alimentação correta etc. Multiplicar a solidariedade é fundamental no mundo de hoje, marcado pelo individualismo subjetivista. Multiplicar esforços significa estimular governos, ONGs, empresas, pessoas a assumirem sua responsabilidade social. "Ora, são estes conteúdos do capital espiritual que devem estar na base da nova sociedade mundial que importa gestar. O século XXI será o século do cuidado pela vida e pela Terra ou será o século de nossa auto-destruição", alerta Leonardo Boff, que ao falar de Zilda Arns afirma que ela "sem o saber, mas profeticamente, nos mostrou em miniatura que esse mundo não é só possível, mas é realizável já agora."

Líderes Terezinha e Ana Araceli e ao meio
a nova Coordenadora Paroquial Maria de Fátima
Apresentação em Ação de Graças realizada por crianças
Lideres da Pastoral da Criança
PARABÉNS a todos os líderes da Pastoral da Criança
Partilha - Café da manhã serviço para os líderes e alguns convidados
PARABÉNS !!!!!!
...E no final todos partilharam o que colocaram em comum.