VOCÊ CONHECE CIC (Catecismo da Igreja católica)???

O Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, está se aproximando (começará no dia 11 de outubro deste ano). É tempo de procurarmos conhecer mais a nossa Fé, e o Catecismo da Igreja Católica é a pedra angular que nos ajudará a descobrir as riquezas da Fé Católica.

A palavra "catecismo" origina-se do termo grego katecheo que significa informar, instruir e ensinar. Aparece, na Bíblia, na Carta aos Gálatas 6.6, a palavra "catequizando" significando aquele que está sendo instruído na palavra de Deus. Assim, em Lucas 1.4, se diz que Teófilo "foi catequizado".

O Catecismo da Igreja Católica é uma exposição da fé católica e da doutrina da Igreja Católica, fiel e iluminado pela Sagrada Escritura, pela Tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja.

Trata-se de um texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da doutrina católica, com o qual pode-se conhecer o que a Igreja professa e celebra, vive e reza em seu cotidiano. Ele foi organizado de maneira a expor em linguagem contemporânea os elementos fundamentais e essenciais da fé cristã. Neste livro encontram-se orientações para o católico comprometido com sua fé. É também oferecido a todo homem que deseja perguntar à Igreja e conhecer o que a Igreja crê.

O Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, que foi publicado em 2005, é uma versão concisa, em forma de perguntas e respostas, do Catecismo. O texto está disponível em nove línguas, no website do Vaticano, o qual também possui o texto do Catecismo em seis línguas.

HISTÓRIA

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) surgiu após a Assembléia Extraordinária do Sínodo dos Bispos em comemoração do vigésimo ano de encerramento do Concílio Vaticano II, em 25 de janeiro de 1985. Na ocasião surgiu no coração dos Padres sinodais o desejo de um Catecismo ou compêndio que abordasse a doutrina católica de forma geral, servindo de referência para os catecismo ou compêndios a serem preparados em diversos lugares do mundo. Após o Sínodo, o Papa João Paulo II assumiu para si este desejo e deu início ao trabalho de formulação do CIC, entregando-o à população no dia 11 de outro de 1992, resultado do trabalho que demorou seis anos.

O Papa João Paulo II confiou ao então Cardeal Joseph Ratzinger em 1986 a responsabilidade de presidir uma Comissão composta por doze cardeais e bispos para preparar um projeto para o catecismo. Esta equipe contou com o apoio de uma Comissão de redação, formada por sete bispos diocesanos perito em teologia e catequese. A Comissão deu diretrizes ao desenvolvimento do trabalho, cuja redação sucedeu nove composições. Por outro lado, a Comissão de redação escreveu o texto e inseriu neles as modificações pedidas pela Comissão e examinou as observações de numerosos teólogos, exegetas e catequistas e bispos do mundo inteiro, a fim de melhorar o texto.

CONTEÚDO

O Catecismo da Igreja Católica é composto de assuntos que ajudam a iluminar as situações e problemas encontrados na Igreja, traz assuntos com o objetivo de formar e direcionar o povo de Deus, explicando a Doutrina da mesma. Apresenta ensinamentos da Sagrada Escritura, da Tradição e do Magistério; traz também a herança deixada pelos Santos Padres, santos e santas da Igreja. É destinado também a iluminar as novas situações e os problemas que ainda não tinham surgido no passado.

DIVISÃO

O CIC está dividido em quatro partes que estão ligadas entre si. São elas:

. 1ª PARTE - A profissão de Fé, baseada no Credo, cujo objetivo é o mistério cristão. Começa por expor em que consiste a Revelação, onde trata o tema de como Deus se dirige ao homem e como o homem responde a deus. Resume os dons que deus outorga ao homem, como Autor de todo bem, como Redentor e como Santificador.

. 2ª PARTE - A celebração do Ministério Cristão, que trata da sagrada Liturgia. Expõe sobre as ações sagradas da liturgia da Igreja, particularmente nos sete sacramentos.

. 3ª PARTE - A vida em Cristo, baseada no Decálogo, apresenta o agir cristão. Apresenta a fé da Igreja sobre o fim último do homem, criado à imagem de Deus: a bem-aventurança e os caminhos para chegar a ela. Trata assim do agir reto e livre, com ajuda da fé e da graça de Deus, ou seja, do agir que realiza o duplo mandamento da caridade, desdobrado nos Dez Mandamentos de Deus.

. 4ª PARTE - A Oração Cristã, expressada no Pai-Nosso. Aborda o sentido e a importância da oração, terminando com um comentário sobre os sete pedidos da oração do Senhor.

A forma do Catecismo inspira-se na grande tradição dos catecismo que articulam a catequese em torno de quatro pilares: a profissão da fé batismal (o Símbolo), os sacramentos da fé, a vida de fé (Mandamentos) e a oração.

LOGOTIPO

O logotipo representa uma pedra sepulcral cristã das catacumbas de Domitila (Roma), do final do século III. A figura sugere alguns aspectos que caracterizam o Catecismo da Igreja Católica: Cristo, Bom Pastor, que conduz e protege seus fiéis (a ovelha) com sua autoridade (o cajado), os atrai pela melodiosa sinfonia da verdade (a flauta) e os faz repousar à sombra da "árvore da vida", sua Cruz redentora que abre o paraíso.

A PASCOM sentiu a necessidade de demonstrar a importância que o Catecismo da Igreja Católica (CIC) dever ter na vida do católico. "Ninguém ama aquilo que não conhece...", portanto fica aqui o convite aqueles que não conhecem, experimentar a Graça de vivenciar o Catecismo da Igreja Católica, e encontrar as respostas de muitas questões até hoje nem sempre respondidas.

Em parceria com o site da diocese estaremos ajudando a divulgar e compreender melhor o Catecismo Católico através de vídeos. Confira o primeiro da série:

fonte: Catecismo da Igreja Católica online http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/prima-pagina-cic_po.html
com algumas adaptações.