CORAGEM! LEVANTA-TE, POIS JESUS NO POBRE TE CHAMA!

Nesta quarta-feira 19/09 aconteceu a primeira noite do Tríduo em honra a São Vicente de Paulo no Centro São Vicente. O tema escolhido para reflexão durante a festa é: “Com São Vicente na luta por uma vida de qualidade.”

A pregadora da noite, a professora Maria do Socorro, instigou os fieis presentes a refletirem um ensinamento bastante rico de São Vicente: “Não basta que eu ame a Deus, se meu próximo não O ama. Será pelo amor, somente pelo teu amor que os pobres perdoarão o Pão que lhes dás.” Todos os cristãos comprometidos com a construção de uma sociedade capaz de assegurar às pessoas, sobretudo aos pobres necessitados, uma vida de qualidade são chamados à prática do amor. Sem o amor, o gesto de caridade torna-se vazio e sem sentido – apenas uma obrigação. O verdadeiro seguidor de Jesus, que a exemplo do Mestre faz da sua vida um gesto de doação, pratica no cotidiano da sua vida aquilo que o fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo, Frederico Ozanam, falava: “Pobres, vós sois os nossos senhores e nós seremos vossos servos.” Comprometer-se com a libertação integral do próximo é lutar, junto com ele, por uma vida de qualidade.

A professora Maria do Socorro, refletindo a parábola do bom samaritano, apresentou três atitudes que o cristão precisa assumir se ele quiser verdadeiramente comprometer-se com o próximo: ver, ter compaixão e agir. Ver significa enxergar a realidade de sofrimento do próximo. Ter compaixão é sentir a dor do próximo. E, finalmente, agir é comprometer com o próximo na sua luta por libertação. Jesus Cristo foi o verdadeiro bom samaritano, que antes de ensinar a Parábola a fez realidade em sua vida, acolhendo a todos.

Enquanto Deus espera de nós uma resposta com responsabilidade ao Seu projeto de salvação, professemos publicamente a nossa fé no Cristo que ainda hoje muitas vezes encontramos abandonado e espoliado, ao longo de nosso caminho. Amém!

Vicentinas, jovens e crianças - recitação de uma dezena do Terço
Acolhida da Palavra
Apresentação da Palavra
Grupo de Jovens - Apresentação
Animando a festa
Coral São Francisco - da comunidade Novo Marcos
Vicentina - Pregadora da noite: Profª. Maria do Socorro
Leandro Rodrigues - Comentarista
Devotos de São Vicente de Paulo
Benção Final: Pe. Edmundo

O Tríduo continua hoje com a seguinte programação:

20/09 - Quinta-feira

Noiteiros: Escola Municipal Iracy Ferreira de Castro, Vila Santana, PJMP, Renovação Carismática Católica, Catequistas e Catequisandos e Quadras 09 e 11.

Comentarista: Edna Campinho

Coral: Santa Cecília