SERVIR AO PRÓXIMO É SERVIR A DEUS

A celebração da 3ª noite do tríduo em honra a São Vicente ocorreu nesta sexta-feira, 21/09, tendo como comentarista a coordenadora de catequese Valdice e pregadora Irª. Joana. A animação da noite ficou sob a responsabilidade do Coral da Família.

Refletindo o tema da festa “Com São Vicente na luta por uma vida de qualidade”, a pregadora meditou o texto do evangelho de Marcos sobre a cura da sogra de Pedro (Mc. 1, 29-34). Retomando a reflexão da noite anterior, Irª Joana lembrou que é difícil falar de vida de qualidade sem combater os males que destroem a dignidade das pessoas. Mas como ajudar o próximo a ter uma vida digna de filho de Deus? São Vicente é um modelo, pois fez de sua vida um gesto de serviço, doando-a em benefício de muitos, imitando, deste modo, o nosso Senhor Jesus Cristo.

Numa pregação bastante dinâmica, Irª Joana apresentou três atitudes presentes no relato da cura da sogra de Pedro que devem ser assumidas pelo cristão: aproximar-se, estender a mão e ajudar a levantar-se. Foi isso que Jesus fez, pois Ele “foi a onde ela estava, segurou sua mão e ajudou-a a se levantar.” (Mc. 1, 31). Ora, se essa é a atitude de Jesus, deve ser também a atitude de todo cristão. São Vicente entendeu muito bem isso e nos convida também a entrarmos na dinâmica do amor de Cristo, comprometendo-nos em ajudar a combater o mal que assola o próximo.

O amor do cristão para com Deus se concretiza no serviço que ele presta na sua comunidade. É isso que Jesus espera de todos nós: viver uma vida de comunidade, buscando manter sempre viva a leitura orante da Palavra de Deus, a fraternidade e a partilha do pão.

Procissão de Entrada
Irmã Joana - Pregadora da noite