IDE E PREGAI O EVANGELHO

Imagem da internet

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Mt 16, 15.

Terminado o mês de setembro, o mês dedicado à Bíblia, no qual fomos convidados a termos coragem, a nos levantarmos, pois Ele, Jesus, está nos chamando a sermos pescadores de homens. Agora essa é nossa missão ir por todo o mundo pregando o Evangelho a toda criatura.

O mês de outubro, mês em que celebramos a Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, e a festa de Nossa Senhora do Rosário, nossa padroeira, é também mês dedicado às missões. Missão de anunciarmos a Boa Nova de Jesus.

Assumir uma missão é ter a coragem de sair do nosso comodismo, assumir nosso papel de cristão missionário, seja na nossa família, comunidade, grupo, pastoral ou movimento. É ter a coragem que teve o samaritano da parábola contada por Jesus (Lucas 10, 25 a 37), e ver no “meu próximo” não apenas aquele que está perto de mim, mas aquele de quem eu me aproximo, a quem eu estendo a mão, para ajudar, para levantar, para devolver a dignidade de pessoa humana, de filho de Deus.

Neste mês somos convidados a agir, mas também a refletir. Pois, ser missionário exige de nós uma abertura pessoal e comunitária para responder aos desafios. E assumir esses desafios e o compromisso de ser missionário é ter a missão não somente de levar algo, mas também de descobrir. Não somente dar, mas receber. Não somente conquistar, mas partilhar e buscar juntos sempre a verdade em Jesus através de nossos gestos, atitudes e atos. A missão nos permite criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser igreja.

“Ao irem pelo mundo, não discutam, nem porfiem com palavras, nem façam juízo de outrem, mas sejam mansos, pacíficos, modestos, afáveis e humildes, tratando a todos honestamente, como convém”(S. Francisco). Ser missionário é um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite a sua fé.

Assim, neste mês sintamo-nos chamados a levar as boas-novas a toda criatura. Peçamos ao Senhor que nos envie o seu Espírito Santo a fim de nos dar o discernimento para falar sobre o que aprendemos, demonstrar o que assimilamos, mostrar a alegria que somente o Senhor pode dar ao seu povo, sem nos desviarmos da Palavra, da Bíblia, que deve nos acompanhar em nossa missão.