NONA NOITE DO NOVENÁRIO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A última noite do novenário de preparação para a grande festa de Nossa Senhora do Rosário contou com a presença do Bispo de nossa Diocese Dom José Geraldo, que presidiu a celebração da Missa, finalizando com grande alegria estes nove dias de muita graça e luz.

O lema da novena é sempre pensando em sintonia com a o tema da Campanha da Fraternidade, que este ano foi Fraternidade e Saúde Pública. Nesta perspectiva, os devotos de Nossa Senhora do Rosário tiveram a oportunidade de refletir vários subtemas que ajudaram a entender a necessidade de se viver bem com saúde. Ter saúde de qualidade vai muito além de não estar doente. Pressupõe isto sim um amadurecimento da pessoa humana. Com isso, ela se torna capaz de: a) desenvolver hábitos saudáveis que garantam a saúde do corpo; b) cultivar a espiritualidade, aproximando-se cada vez mais de Deus; c) manter um senso crítico capaz de perceber os obstáculos que impedem o desenvolvimento pleno da saúde e d) manter uma relação respeitosa com as pessoas e com o meio-ambiente.

A saúde é um dom precioso de Deus o qual precisamos preservar. Por isso, a oportuna evocação feita pelos devotos de Nossa Senhora do Rosário na última noite do novenário: Ó virgem do Rosário, que a fraternidade e a saúde também sejam a nossa missão.

Queremos mãezinha do Céu
Comprometermo-nos em ajudar a difundir a saúde sobre a terra,
Assumindo como nossa a missão de Jesus,
Que veio ao mundo garantir que todos tenham vida e a tenham em abundância.
Assumo o compromisso sincero de cidadão cristão
De não apenas transferir para terceiros a responsabilidade pela saúde.
Mas, pelo contrário, quero ajudar a construir uma Remanso e um Brasil para todos
Sabendo que é também dever do cidadão preservar o bem público,
Caminhando ao lado de quem mais sofre com falta de serviços públicos de qualidade.
Que a alegria desta grande festa não termine aqui.
Façamos dela o combustível que falta na nossa luta por um mundo justo, fraterno e humano. Amém.

Apresentação da Palavra
(Pe. Guilherme - da Paróquia de Pilão Arcado/BA)
Dom José Geraldo - Bispo diocesano
Padre Benedito - Pároco local