PREPARE-SE PARA O ANO DA FÉ

Sua Santidade, o Papa Bento XVI, decidiu proclamar um "Ano da Fé". Começará, hoje, dia 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e aniversário de 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro de 2013. Nesse mesmo mês estaremos vivendo mais um Sínodo dos Bispos, cujo tema será sobre a Nova Evangelização.

Todos nós, os católicos, devemos participar desse ano com "todo seu coração, com toda sua alma e com todo seu entendimento" (Mt 22,37). Mas qual é o sentido do Ano da Fé? A fé ainda tem espaço em nossa cultura secularizada? Em um mundo cheio de misérias, fome, guerras, onde Deus parece não ter lugar e nem vez, não seria uma alienação proclamar um Ano da Fé? Para que serve a fé?

Esses e outros interrogantes são propostos aos cristãos. Respondê-los se faz necessário para todos os que desejam viver sua fé com consciência, e não apenas como uma herança de seus pais e avós esquecida e guardada em um canto perdido da própria vida, e que não possui nenhuma incidência concreta no modo de viver, pensar, ser e relacionar-se.

O cristão diante desse problemática não se cala e nem deve se calar. Devemos descobrir na oração os desígnios de Deus e dar respostas adequadas.

Meditando no texto do Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ - Dom Orani João Tempesta, O. Cist., convidamos nossos seguidores a acompanhar conosco algumas postagens que nos levará a descobrir o significado, importância e necessidade do Ano da Fé.