QUINTA NOITE DO NOVENARIO DE NOSSA SENHORA DO ROSARIO

O combate às drogas é também missão do cristão. Quando analisamos a realidade humana através do método do ver, do julgar e do agir nos convencemos de que a caminhada do Povo de Deus na luta por libertação é ainda longa. Muitas vezes parece que são poucos aqueles que se comprometem com a causa do Reno de Deus. Mas não nos deixemos desanimar, pois Jesus mesmo disse que o Reino de Deus é como uma pequena semente de mostarda que ao cair no jardim faz frutificar uma grande árvore que serve de repouso as aves do céu (Lc. 13, 18-19).

A observação que o Pe. Paulo, pregador da quinta noite do novenário, fez sobre a triste situação de milhares de pessoas vítimas das drogas nos desfia a pensarmos qual a melhor maneira de ajudá-las e como resgatar a sua dignidade, perdida quando elas se tornaram escravas do uso indiscriminado das drogas. O acolhimento, resultado do cultivo do sentimento de compaixão, é, sem sombra de dúvida, o melhor caminho para a recuperação integral das vítimas das drogas. Não basta condená-las como párias da sociedade, o que é comum acontecer. É preciso sim resgatá-las inseri-las de volta na comunidade.

No episódio da cura do leproso, Jesus nos ensina muitas coisas importantes com suas atitudes. Primeiro: a observação perspicaz da realidade. Segundo: julgar se esta realidade está em sintonia com a vontade de Deus. Terceiro: a prática da ação transformadora da realidade aviltante. No episódio, Jesus fica irado com a sociedade que marginaliza o necessitado, pois o leproso naquela época vivia fora da cidade, bem longe do convívio social, por motivos higiênicos e religiosos. Jesus sabe que isso vai de encontro com a vontade Deus. Por isso, quando o leproso afirma a Ele: “se queres, tu tens o poder de me purificar”, Jesus imediatamente diz: “eu quero, fique purificado.”

Quantas vezes na vida nós vemos as vítimas das drogas lícitas e ilícitas e passamos adiante, num gesto de naturalizar uma situação que atenta contra a dignidade daqueles filhos e filhas amadas de Deus? Jesus todos os dias nos envia em missão para anunciar e promover a paz de Deus a todas as pessoas de boa vontade. Precisamos, a exemplo Dele, nos indignarmos com a realidade de exclusão a qual se submetem as vítimas das drogas, dentro e fora de nossas casas, e num gesto bonito de compaixão acolhe-las em nossa vida.

ORAÇÃO

Maria, acolhe em seu coração as preces de teus filhos,
Que sofrem com a dor de seus irmãos vítimas das drogas.
A Senhora que soube reconhecer em Deus seu Salvador
Ajuda as vítimas das drogas a buscarem em seu filho Jesus
O consolo necessário na luta contra as drogas. Amém.

Confira fotos da quinta noite do novenario de nossa Senhora do Rosário clicando AQUI