SEGUNDA NOITE DO NOVENÁRIO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

“Eu vim a este mundo para um julgamento, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos” (Jo. 9, 39). Na sua missão de anunciar o Reino libertador de Deus, Jesus curou muitos cegos, fazendo com que eles adquirissem a capacidade de discernir as coisas. O cego simboliza justamente as pessoas alienadas, isto é, todos aqueles que, desprovidos de senso crítico, são incapazes de propor soluções para os vários desafios que precisam ser superados na luta diária por um mundo mais justo, solidário e fraterno.

O pregador da segunda noite do novenário de Nossa Senhora do Rosário, Pe. João da paróquia de Sobradinho, lembrou-nos que o cristão que tem sua vista curada pela Palavra libertadora de Jesus Cristo se volta para sua comunidade, buscando perceber nela tudo aquilo que está de acordo com a vontade de Deus, ao mesmo tempo em que apresenta propostas para superar os obstáculos que continuam impedindo a realização plena do projeto de salvação de Deus para a humanidade.

Observando a nossa realidade e mantendo sempre um olhar crítico de discernimento, podemos perceber que muitas conquistas foram alcançadas nestes últimos anos no campo da saúde, como, por exemplo: o tratamento de várias doenças, a exemplo do sarampo; as várias campanhas de vacinação que mobilizam milhares de pessoas no Brasil e o tratamento da AIDS. Estas conquistas nos animam, pois é o resultado positivo das lutas do povo brasileiro. Por outro lado, a mobilização popular precisa continuar acontecendo já que muito ainda deve ser feito durante a nossa caminhada em busca de um Brasil que garanta saúde de qualidade para toda a sua população.

ORAÇÃO

Ave Maria, cheia de Graça
Sempre estás comprometida com a luta do povo
Que assumindo sua a filiação a Deus
Aceita Jesus como seu irmão primogênito.

Santa Maria Mãe de Deus,
Caminha conosco
Que tocados pela Palavra libertadora de Jesus
Nos comprometemos a construir mundo novo
Com mais saúde, justiça e paz, Amém.

Confira fotos:
(Clique nas imagens para amplia-las)