CINCO MIL JOVENS EM ORAÇÃO NA PRIMEIRA VIGÍLIA DO ANO DA JORNADA

Imagem do Departamento de Comunicação da JMJ Rio 2013
A primeira Vigília dos Jovens Adoradores do ano lotou a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro e o clima de contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude tomou conta dos mais de cinco mil jovens que participaram. A noite começou com a chegada da imagem peregrina de São Sebastião e os fiéis aproveitaram para pedir a intercessão do padroeiro da cidade e patrono da JMJ Rio2013.

No início da vigília, o arcebispo da Arquidiocese do Rio e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, motivou os jovens a seguirem o exemplo de São Sebastião no seguimento de Cristo e se prepararem para a JMJ com muita oração.

“Estamos há poucos meses da JMJ. Tenho certeza que os jovens estão se preparando para viver esse tempo de encontro com o Senhor, uma experiência de oração. Que possamos acolher bem o exemplo do jovem soldado São Sebastião. Mesmo passando pelas flechadas, ele não desistiu de viver e continuou firme na fé. O jovem que quer viver a JMJ quer viver no seguimento de Jesus e testemunhá-Lo. Aquele que se encontra em Jesus tem a maturidade de continuar testemunhando-O. Isso transforma a sociedade, quando as pessoas vivem as atitudes de fé e colocam-se a serviço do próximo e de Deus", disse.

Dom Orani também destacou que espera que depois da JMJ a Vigília da Juventude continue e que os jovens de hoje testemunhem a sua vida, sonhem e tenham atitudes por um mundo melhor. “Queremos amar a Deus e ao próximo e concretizar em atitudes na sociedade. Que cada um de nós, ao participar da Jornada, se deixe converter cada vez mais e que nossa vida seja Sal da Terra e Luz do Mundo para transformar o mundo para melhor”, frisou.

Logo após, houve um momento de estudo do YouCat, o Catecismo jovem da Igreja. Em seguida, teve início a Santa Missa, presidida pelo padre Fábio de Melo. Padre Fábio destacou que a proposta da JMJ é a identificação com Jesus, que acontece na Eucaristia.

“A Eucaristia nos aproxima de Deus. A cada Eucaristia renovamo-nos e caminhamos na presença dEle. A Vigília dos Jovens representa uma oportunidade que Deus nos dá para rezarmos. O rito da Eucaristia não acontece só fora, mas dentro de você. Que a Eucaristia seja celebrada no altar do nosso coração para que as nossas misérias sejam santificadas”, disse.

Veja essa e muitas outras notícias sobre a Jornada Mundial da Juventude acessando www.rio2013.com