ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA DIOCESANA ACONTECE EM CARNAIBA

Mais uma turma de catequistas participa nesta semana (7 a 12 de janeiro) da Escola Bíblico-Catequética da Diocese de Juazeiro. O encontro foi aberto na manhã desta segunda-feira (7) com a Santa Missa, presidida por Dom José Geraldo, nosso bispo diocesano. Os participantes chegaram no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) de Carnaíba no domingo e ficam até o fim dessa semana. Lá eles participarão de aulas, palestras e dinâmicas a fim de melhor exercerem a missão de catequistas de crianças, jovens e adultos. Atualmente a nossa Diocese possui mais de 3 mil catequistas que exercem a missão de educar na fé o povo de Deus.

Em sua homilia, durante a Missa de abertura, Dom José Geraldo alertou os catequistas sobre o risco de cultivarmos uma religião baseada em curas e milagres, fazendo de Deus nosso escravo. "O que Deus quer é que transformemos a nossa vida, que vivamos uma vida solidária, baseada no mandamento do amor. Rezar deve nos ajudar a repensar a nossa vida. Se nós separamos a fé do amor aos irmãos nós nos transformamos em fanáticos!", disse.

Citando o exemplo do papa João Paulo II que soube enxergar no sofrimento e na doença uma oportunidade de se unir ao amor de Cristo, Dom José Geraldo voltou a chamar a atenção dos catequistas: "Não façamos de Deus nosso empregado, só recorrendo a Ele para pedir curas e milagres... Jesus fez milagres, sim. Mas para nos mostrar o Reino: que devemos amar uns aos outros. Não foi pra fazer mágica, nem espetáculo".

E finalizou: "Que nestes dias vocês possam cultivar uma fé esclarecida, alimentada pela Palavra de Deus e pela fé da Igreja - mas, sobretudo, que vocês possam sair daqui com a convicção de que o mais importante é testemunhar a fé que nós temos, amando os nossos irmãos".

A assessoria do encontro ficará por conta de padres da Diocese, um seminarista e uma irmã religiosa de Aracajú.