O CAMINHO DA CRUZ

09:49 - 2 comentários

A tradição da Via-Sacra (Via-Crucis) tem origem franciscana e reproduz a “Via Dolorosa”, ou seja, o percurso feito por Jesus desde o Tribunal de Pilatos até o Calvário (ou Gólgotha – lugar do crânio, em hebraico) na cidade de Jerusalém.

A "Via Dolorosa" é essencialmente um exercício de devoção, um caminho que nos permite uma reconexão com o divino, uma promessa de enlevo através do despertar da alma.

Desde a sua criação, no século XV, a Via-Sacra sofreu modificações ao longo do tempo, mas a sua forma final, com catorze estações, foi finalmente fixada pelos papas Clemente XII, no ano de 1731 e Bento XIV, em 1742. Entretanto, hoje, a “Via Crucis” contém quinze estações.

Há mais de quinhentos anos, o ritual vem sendo realizado por milhares de peregrinos que percorrem, a exemplo de Jesus, meditando as quinze estações que recriam os momentos desde a sua condenação à morte até o seu enterro, parando em cada estação para meditar ou rezar.

"Sobre a cruz o Cristo resplandecia a tal ponto que eu não saberia encontrar imagem para representá-lo; mas aquele que toma sua cruz e o segue, me desculpará por não saber exprimi-lo, quando vir, na dita claridade, o Cristo brilhando como o relâmpago..." (Dante Alighieri – A Divina Comédia)

Convidamos para a Terceira Via-Sacra

3ª VIA-SACRA
Data: 01 de março de 2013 (sexta-feira)