VIA-SACRA: CAMINHADA NA BUSCA POR LIBERTAÇÃO

Nesta sexta-feira, 15, a paróquia Nossa Senhora do Rosário realizou a primeira das sete Vias-Sacras a serem meditadas neste período da Quaresma, onde os católicos são convidados a preparar o coração para a grande festa da Páscoa de Jesus Cristo. Saindo da Igreja Matriz e percorrendo algumas ruas da cidade até chegar à praça da quadra 08, os fieis tiveram a oportunidade de meditar, nas quinze estações, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

A Igreja no Brasil neste tempo de Quaresma e durante as Vias-Sacras aprofunda a reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade, que este ano é Juventude e Fraternidade. O que a Igreja deseja é acolher os jovens neste período de mudança de época, construindo junto com eles uma nova sociedade promotora da cultura da vida, da justiça e da paz, valores que perpassam os quatro Evangelhos de Jesus Cristo.

Todo processo de libertação passa por três níveis: o sócio-econômico, o humano e o teologal. No primeiro, o povo se organiza a fim de identificar as causas que geram a cultura da morte. No segundo, o povo toma consciência de que não basta mudar as estruturas, é preciso mudar o ser humano. No terceiro, o mais profundo, é preciso libertar o mundo do pecado, que ocorre quando nos afastamos de Deus e do próximo.

O jovem é desejoso de mudança. Por isso, a Igreja precisa organizá-los nas comunidades eclesiais, promovendo o encontro deles com Jesus Cristo Libertador, que os sensibilizará a serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

Que a meditação da Paixão de Jesus nestes dias nos faça compreender que as grandes transformações são resultado de muita luta e compromisso com o Reino de Deus anunciado por Jesus. Isso exige de cada um de nós um espírito jovial, isto é, a força de Deus para podermos carregar dia após dia as nossas cruzes, renunciando as tentações de poder, riquezas e auto-suficiência. Esta é a exigência para aquele que quer verdadeiramente acompanhar Jesus na sua atividade messiânica e participar da Sua Vitória. No dia em que todos e, em especial, os jovens com seu desejo de mudança, comprometerem-se em concretizar os valores do Reino, poderemos juntos cantar: Vitória, tu reinarás/Oh cruz, tu nos salvarás...

Confira algumas fotos:

Desde já convidamos toda comunidade para a segunda Via-Sacra, conforme roteiro abaixo:

2ª VIA-SACRA
Data: 22 de fevereiro de 2013 (sexta-feira)
Início: Saindo do Posto Hora às 19:30h
Término: Centro Sagrado Coração de Jesus – Vila Matilde