JESUÍTAS NO BRASIL DESTACAM SIMPLICIDADE E ENTUSIASMO DO NOVO PAPA

O Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, Padre Alfonso Carlos Palácio y Larraury,sj (foto), que também é o atual vice presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, em pronunciamento sobre a eleição do papa Francisco, destacou que o entusiasmo e alegria expressos em seus gestos são sinais de esperança para a Igreja em tempos atuais. Segundo o padre, o papa se manifesta como um pastor sensível, amigo dos pobres e dócil ao Evangelho e isso se deve à sua simplicidade, a sua proximidade humana e a sua profunda experiência de Deus.

Leia o comunicado abaixo na íntegra

“A Companhia de Jesus no Brasil, e, em seu nome, o Provincial do Brasil, padre Carlos Palácio, S.J. unem-se a todo o povo de Deus na ação de graças pela escolha do novo Papa Francisco, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, S.J., recém-eleito Bispo de Roma, para presidir na caridade a comunhão das Igrejas que constituem a Igreja Católica.

A alegria e o entusiasmo que os seus primeiros gestos têm despertado em todos nós, são um sinal de esperança e uma lufada de Espírito para a Igreja no momento atual. Como jesuítas, nos alegramos por ter este nosso irmão e companheiro, agora como Papa Francisco; iremos sustentar diante de Deus com a oração a ingente tarefa que se lhe apresenta neste serviço à Igreja para o qual foi escolhido; e nos dispomos, “com renovado impulso e fervor”, a viver ao lado dele o que constitui uma das características da Companhia de Jesus: servir ao Senhor e à sua Igreja.

Junto com toda a comunidade eclesial nos interrogamos e procuramos discernir que nos quer dizer o Senhor ao nos fazer passar, em menos de quinze dias, por experiências tão intensas como a renúncia de Bento XVI, a eleição de um Papa latino-americano e a surpresa do primeiro jesuíta nomeado sucessor de Pedro. O início da resposta, talvez, começa a desenhar-se à medida que vamos conhecendo os primeiros passos deste homem. Palavras e gestos que nos golpeiam com força. A sua simplicidade, a proximidade humana e a profundidade espiritual fazem do Papa Francisco um pastor sensível, amigo dos pobres, e dócil ao evangelho. Desde a sua primeira aparição em público ele parece estar acenando para todos nós, que o caminho do evangelho é o futuro da Igreja.

Pe. Carlos Palácio, S.J.  – Provincial do Brasil

Vice-Presidente da CRB Nacional

Para saber mais, clique aqui.