VIA-SACRA: SINAL DE RESSURREIÇÃO

Nesta sexta-feira, 15, os fieis católicos reuniram-se para meditar a quinta via sacra de Jesus Cristo. Partindo próximo ao SAAE em direção a vila São Francisco, refletiram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus dentro do espírito da Campanha da Fraternidade deste ano, que convida os jovens a assumirem a responsabilidade de serem protagonistas na construção de uma sociedade nova, mais humana e fraterna.

Caminhar seguindo os passos de Jesus é um desafio e, ao mesmo tempo, uma experiência libertadora, motivada, sobretudo, pelas virtudes da esperança e da caridade. Quem vive na esperança e no amor vislumbra a Ressurreição.

Bonito foi perceber o Povo de Deus vendo Jesus passar na pequena e bastante escura vila São Francisco. Lindo foi ver também a emoção do Povo de Deus com o anúncio do novo Papa Francisco, feito na noite do último dia 13 na Praça São Pedro. Em ambos os lugares, sinais de Ressurreição. O povo que espera no amor é, de fato, o Povo de Deus.

Como afirma o teólogo Leonardo Boff: “Francisco não é um nome. É um projeto de Igreja, pobre, simples, evangélica e destituída de todo o poder. É uma Igreja que anda pelos caminhos, junto com os últimos; que cria as primeiras comunidades de irmãos que rezam o breviário debaixo de árvores junto com os passarinhos. É uma Igreja ecológica que chama a todos os seres com a doce palavra de ‘irmãos e irmãs’”. A vila São Francisco é, por sua vez, bem como várias outras comunidades da nossa paróquia, lugar de irmãos e irmãs simples, pobres e sedentos pelo anúncio do Evangelho de Jesus Cristo.

Que a Praça São Pedro se una à vila São Francisco na concretização deste novo projeto de Igreja que parece vislumbra-se com a nomeação do Papa Francisco.

Confira algumas fotos da sexta via sacra, com a colaboração do site remanso.net