A CNBB E A AÇÃO EVANGELIZADORA DA PASTORAL AFRO-BRASILEIRA

A renovação da Igreja, com o Concílio Vaticano II e ampliado pelos documentos das Conferências de Medellín (1968), Puebla (1979), Santo Domingo (1992) e por outros importantes documentos da Igreja, abriu caminhos possíveis à Pastoral Afro-brasileira, numa visão crítica da realidade social em que vive o povo brasileiro, o latino-americano e caribenho.A Conferência de Puebla foi a grande precursora, na Igreja Católica, no seu compromisso social de anunciar o Reino de Deus, denunciando todas as formas de injustiça e de exclusão.  Sua opção pelos pobres foi interpelada pela situação do povo negro, marginalizado.