“AMOR NÃO EM PALAVRAS, NEM DE LÍNGUA, MAS POR OBRA E EM VERDADE” (1 JOÃO 3:18)

Ir. Joana - Festa da Padroeira 2011 -
Irmã Joana Margarida (Onorina Gasparin, nome de batismo) nasceu em Veranópolis – RS, no dia 18 de outubro de 1930, entrou no postulado em 18 de fevereiro de 1948 e no noviciado em 13 de outubro de 1948. Fez seu primeiro engajamento em 17 de outubro de 1950 e sua profissão perpétua em 11 de fevereiro de 1955.

Em Remanso, conforme se expressam os grupos de pastorais:

“Irmã Joana Margarida, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário se doou por inteiro, com dedicação, alegria, responsabilidade e muito amor. Ela é exemplo de amor, doação e perseverança pois nos transmitiu força e coragem para que pudéssemos usar nossos dons para servir ao próximo.

Podemos afirmar que Ir. Joana Margarida contribuiu muito:

* Como mãe da catequese – paroquial e diocesana; Infância Missionária;
* Como mãe da música – em junho de 1998, iniciou com as crianças das periferias, da sede e da Associação São José de Remanso, preparação, formação musical e inclusão social, hoje, Filarmônica Irmãs de São José, que se tornou um trabalho de geração de renda. No ano de 2009, Ir. Joana sendo apaixonada por música e vendo a carência de coral na Paróquia incentivou um grupo de pessoas adultas e da terceira idade a formar um coral ao qual deu o nome de Santa Cecília, onde ela participava ativamente, com garra e força do seu coração.

A Paróquia conta hoje com quatro grupos de canto com uma forte contribuição na Pastoral Litúrgica.

* Na oração comunitária às quartas-feiras – união da vizinhança com partilha do café comunitário na casa das irmãs.

* No acompanhamento aos Centros Comunitários e Vilas.

* Na iniciação em Remanso do Grupo de Leigos e Leigas do Pequeno Projeto.

* Na educação, com os jornais: Missão Jovem e Mundo Jovem e o material da Campanha da Fraternidade dava um forte incentivo nas escolas, nos colégios e junto as direções e professores.

* Na Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário, na noite da quadra cinco é organizado um café comunitário para os garis, carroceiros e encarcerados.

* No apoio nos encontros da Pastoral da Juventude do Meio Popular e presença junto a Pastoral da Juventude da Paróquia.

* No acompanhamento a Pastoral Vocacional.

* Como mãe espiritual de jovens e adultos pela escuta e orientação de vida.

É uma filha fiel de São José, semeou a boa semente, muitas delas já floresceu e já estão dando frutos, outras já estão brotando. Cabe a nós a obrigação de regar e adubar estas sementes com a nossa fé, o nosso amor-serviço, dando continuidade na colheita dos bons frutos.

Agradecemos a Deus por termos tido a oportunidade de convivermos com Ir. Joana Margarida aqui em Remanso – Bahia.”

Em todas as comunidades da Região Norte e Nordeste onde viveu, Ir. Joana Margarida marcou sua missão pela organização de corais com crianças, adolescentes, jovens e adultos para o louvor a Deus nas celebrações litúrgicas.