DIOCESE DE JUAZEIRO PROMOVE A 3ª SEMANA SOCIAL

Aconteceu neste final de semana, no Colégio Paulo VI em Juazeiro/BA, a 3ª Semana Social Diocesana. O tema proposto para discussão foi Estado para que e para quem?, tendo em vista a participação mais ativa da sociedade na democratização do Estado brasileiro.

O evento teve início na manhã de sábado, 06/04, com uma Celebração de Abertura. Em seguida, os participantes presentes no colégio tiveram a grata oportunidade de participar de um debate sobre o Estado que temos, cuja coordenação foi feita pela professora do Curso de Direito da Universidade Federal da Bahia, Sara Cortes, e pelo agente da Comissão Pastoral da Terra, Roberto Malvezzi.

Pela tarde, foram organizadas as seis oficinas, cuja apresentação ocorreria no domingo, 07. As oficinas trabalharam com temas variados e atuais, já que são fundamentais para compreensão das prioridades que o atual Estado brasileiro vem tomando, sobretudo com relação à parte da população mais fragilizada e ameaçada da sociedade. Por isso, cada oficina ficou encarregada de apresentar pelo menos quatro propostas na busca pela solução de uma série de problemas que continuam a impedir a construção do Brasil que queremos.

Ao final do evento, foi montada uma comissão com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos da Semana Social, bem como sistematizar e a articular as várias propostas apresentadas pelas oficinas.

AS OFICINAS
- Convivência com o semiárido;
- Comunicação e cultura;
- Comunidades tradicionais e a ameaça dos grandes projetos;
- Movimentos sociais e Estado;
- Violência e extermínio da Juventude;
- Saneamento Básico.

A paróquia de Remanso contou com a presença de Idelci, funcionária da paróquia, e Marcos Paulo, colaborador da Pascom/Remanso.