JUVENTUDE REMANSENSE SE REÚNE PARA ENCONTRO NO CENTRO SOCIAL

Na tarde do último sábado, 27, a paróquia Nossa Senhora do Rosário, em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, promoveu no Centro Social, localizado na Praça da Igreja Matriz, um encontro com jovens e entidades que desenvolvem trabalhos junto à juventude de Remanso. O objetivo foi estimular a organização da juventude de nossa cidade a fim de que ela pense políticas públicas municipais voltadas para o desenvolvimento integral dos jovens remansenses.

O evento iniciou-se com uma dinâmica de acolhimento e, em seguida, foi apresentada a programação do encontro. Este dividiu-se basicamente em dois momentos. No primeiro, os participantes tiveram a oportunidade de assistir ao documentário Juventudes e seus caminhos. Na segunda etapa, os presentes foram divididos em cinco grupos, que debateram o vídeo a partir de três questionamentos:

1- Com base na realidade do nosso município, o que é ser jovem?

2- Quais as dificuldades encontradas pelos jovens de Remanso?

3- Que sugestões ou alternativas você teria para promover mudanças positivas na vida dos jovens remansenses?

Na apresentação dos trabalhos, pudemos perceber que nossos jovens estão atentos aos desafios que precisam urgentemente de solução, pois só desta forma poderemos garantir o futuro de nossa juventude. Dos vários problemas levantados, podemos destacar: a falta de trabalho e lazer; a violência; o consumo de drogas; a falta de segurança e de incentivo às iniciativas dos jovens; a falta de estudo de qualidade e a carência do Poder Público em apresentar soluções para estes problemas.

O grito dos jovens é por uma cidade que promova atividades culturais; que luta pelos direitos da juventude; que cria as condições para os jovens se organizem; que luta por uma universidade pública; que cultiva uma espiritualidade comprometida com o desenvolvimento do bem comum.

Ao final do encontro, foi criado um grupo menor que se reunirá para dá continuidade aos trabalhos, objetivando a elaboração de políticas públicas voltadas para a juventude de Remanso. Ficou decidido que a próxima reunião será no dia 01/06/2013.

O evento encerrou-se com uma animada roda de capoeira conduzida pelos grupos Garra da Fé e Capoeira Brasil e que contou com a “participação” do pároco da nossa paróquia Pe. José Benedito.