SEMANA DA CIDADANIA 14 A 21 DE ABRIL

A Semana da Cidadania (SdC) ocorre todos os anos, desde 1996 durante os dias 14 a 21 de abril e enfatiza a dimensão sociopolítica como parte do processo de formação integral promovido pelas Pastorais da Juventude do Brasil (PJ, PJE, PJMP e PJR), juntamente com os Centros e Institutos de Juventude e é realizada em todo o país pelos milhares de grupos de jovens.

Com a proposta de lutar pela vida da juventude e enfatizar a necessidade deste diálogo, é que neste ano de 2013 a Semana da Cidadania abordará a temática “Juventude: vidas pela vida”, inspirada pelo lema “Pastorais da Juventude contra a redução da maioridade penal”.

A defesa da vida da juventude sempre foi pauta dos trabalhos e ações desenvolvidas pelas Pastorais da Juventude, por isso, neste ano em que a Campanha da Fraternidade trabalhou como tema: Fraternidade e Juventude, queremos evidenciar ainda mais a defesa da vida, dizendo não à redução da maioridade penal, por entendermos que esta mudança na lei permitirá que mais vidas sejam comprometidas em sua formação integral.

“A sociedade, por conta do aumento da participação de adolescentes e jovens em delitos e crimes noticiados diariamente acaba por acreditar que esta proposta responderá a este problema social. Porém, entendemos que somente com a efetivação das políticas públicas, melhorias no acesso à educação, à saúde, ao emprego, ao lazer, mais apoio às famílias etc, permitirão a mudança tão sonhada nos índices de criminalidade que envolve a juventude. Seguindo ao Cristo Jovem, que não temeu os doutores da Lei, também nós, jovens das Pastorais Juvenis, não tememos em dizer que somos contra a redução da maioridade penal” (Texto extraído do Subsídio da Semana da Cidadania 2013: http://migre.me/dZBGW).

AGENDA DA SEMANA DA CIDADANIA NA REGIÃO:

Dia 14: 1º Debate nos Grupos de Jovens e nas Comunidades;

Dias 15 a 19 pela manhã e tarde: Palestras nas Escolas;

Dia 15: Mesa Redonda na UPE no Auditório Central às 19h;

Dia 16: Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Juazeiro-BA às 19h;

Dia 17: Mera Redonda na UNEB no Auditório ACM às 19h;

Dia 18: Mesa Redonda na UNIVASF Petrolina no Auditório da Biblioteca às 19h;

Dia 19: Mesa Redonda no IF Sertão Petrolina no Auditório às 19h;

Dia 20: 2º Debate nos Grupos de Jovens;

Dia 21: Encerramento nas Comunidades.