SEMANA SANTA EM PILÃO ARCADO FOI CELEBRADA COM TRADIÇÕES

A semana Santa, em Pilão Arcado, ainda é marcada por tradições religiosas, que segundo as pessoas idosas da comunidade, esse costume vem desde os primeiros moradores da antiga cidade. Outros apostam que vem bem antes da cidade existir e até ariscam em dizer que vem dos portugueses. Como exemplo, algumas pessoas citam a flagelação dos penitentes que vem de muito tempo e, nem se quer tem uma data ou  ano que se sabe da origem dessa cultura. O mais importante, é que ainda hoje, as multidões acompanham as devoções pilãoarcadenses com muito respeito, aliás, até certo ponto, porque na última veneração do grupo dos penitentes, foi uma verdadeira baderna, havendo até a intervenção da policia para acalmar muita gente que foi com o objetivo de bagunçar a organização do grupo, pois houve corre-corre, gritos, brigas e até tentativa de homicídio, segundo alguns moradores que presenciaram desses acontecimentos. Já a procissão do Senhor Morto, foi uma verdadeira caminhada de fé e esperança, assim definiu o pároco da paroquia Santo Antônio, o padre Georg Wilhelm Mayer. O povo saiu pelas ruas da cidade cantando e rezando com muita alegria que muita gente chegou a se emocionar com o evento, disse uma senhora da cidade que não perde uma procissão do Senhor Morto.

Uma observação que os organizadores dos eventos religiosos vem fazendo nos últimos anos, é que as pessoas estão saindo mais para o interior devido as facilidades que vem conquistando, como a melhoria nas estradas, os meios de comunicação nas comunidades, os meios de transportes que quase todo mundo já dispõe, além de outras facilidades que são avaliadas e, que dão condições de fuga para as pessoas nesse período de dias santos e feriados.