A SSPV COMEMORA OS 200 ANOS DE FREDERICO OZANAM

A Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) de Remanso realizou no domingo 28/04 no Centro Social localizado na Praça da Igreja Matriz uma assembleia comemorando os 200 anos do fundador da associação, o beato Frederico Ozanam.

A programação do evento teve início às 07:00 h na Santa Missa celebrada na Igreja Matriz e presidida pelo Pe. Benedito. Na ocasião, os vicentinos renderam graças a Deus pela vida de Ozanam. Em seguida, os confrades e consórcios vicentinos ofereceram, no Centro Social, um delicioso café-da-manhã, que contou com a presença de alguns convidados que participam de pastorais, grupos e movimentos da paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Após a acolhida e a abertura oficial da assembleia, a presidenta do Conselho Particular, Profª Socorro, anunciou os nomes das pessoas que iriam compor a mesa: Mariazinha (presidente do Conselho Central); Girlene (coordenadora de ECAFO); Fátima (Pastoral das Crianças) e Pe. Edmundo (guia espiritual emérito dos vicentinos). Na sequência, foi convidada para proferir a palestra sobre Frederico Ozanam a vicentina e membro da Renovação Carismática Católica (RCC), Lilian. Na sua fala, Lilian lembrou o compromisso cristão de Ozanam para com os pobres, bem como sua fidelidade para com Deus e a Igreja.

A SSPV de Remanso agradece a presença de todos que participaram desse momento importante na vida da comunidade caritativa de São Vicente de Paulo.

Confira a seguir a íntegra da homenagem que os vicentinos fizeram a Frederico Ozanam durante a missa em Ação de Graças pelos 200 anos de seu nascimento.

“Hoje queridos irmãos, nós vicentinos estamos em festa, porque o nosso beato Frederico Ozanam faz 200 anos. Ele nasceu em 23 de abril de 1813, em Milão (Itália).

Em maio de 1833, ele com apenas 20 anos de idade fundou, juntamente com seis companheiros, as conferências de São Vicente de Paulo, motivo de mais alegria, pois estamos também comemorando os 180 anos das Conferências de São Vicente de Paulo.

Na XII Jornada Mundial da Juventude em Paris, na sua homilia o Santo Padre João Paulo II, durante a missa de beatificação de Frederico Ozanam, disse: ‘O evangelho deste dia apresentou-nos a figura do bom samaritano. Mediante esta parábola, Cristo quer mostrar aos seus ouvintes quem é o próximo citado no maior mandamento da Lei divina: ‘Amarás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.’ E o doutor da lei pergunta a Jesus: quem é meu próximo? E ele recebe uma resposta clara: o próximo é todo o ser humano, sem exceção. É inútil perguntar sobre a sua nacionalidade, a sua pertença social ou religiosa. Se está em necessidade, é preciso ajudá-lo. É isto que pede a primeira e a maior Lei divina, a lei do amor de Deus e do próximo.

Fiel a este mandamento do Senhor, Frederico Ozanam acreditou no amor, no amor que Deus tem por todos os homens. Ele mesmo se sentiu chamado a amar, dando o exemplo de um grande amor de Deus e dos outros. Ia ao encontro de todos os que tinham mais necessidade de ser amados.’

Queridos irmãos (as), que procuremos seguir o exemplo do beato Frederico Ozanam, vendo no nosso irmão mais necessitado o nosso próximo, pois só assim poderemos fazer parte na vida eterna. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.”