BIBLIOTECA DOM JOSÉ RODRIGUES TERÁ NOVA INSTALAÇÃO NA UNEB

16:43 - 1 comentário



A Diocese de Juazeiro possui uma Biblioteca, idealizada e organizada pelo saudoso Dom José Rodrigues. Foi idealizada e concebida para preencher uma lacuna, a falta de livros especializados para estudantes de nível médio e superior. Ele pensava muito especialmente nos Padres e nos líderes comunitários. Destinava-se, também, a todos os estudantes da cidade de Juazeiro e arredores.

Ele investiu na constituição do acervo da Biblioteca, cuidando para que ela tivesse amplo material sobre o Nordeste, o Rio São Francisco, o semiárido e a caatinga. Com seus pouco mais de trinta e sete mil volumes tornou-se uma verdadeira casa da cultura. No mesmo recinto da Biblioteca situava-se uma grande coleção de videocassetes com temas variados.

E, assim, a Biblioteca “Dom José Rodrigues” vem prestando relevantes serviços à comunidade.

Com o passar do tempo, pouco a pouco, a Biblioteca já não era mais frequentada por estudantes ou pesquisadores. Outras bibliotecas ocuparam o espaço que, antes, estava quase vazio. O local onde está situada não tem acessibilidade e é quase impossível de se corrigir esta falha. Em segundo lugar, a sala que a acolhe não tem mais espaço, nem segurança para suportar o peso. Seu acervo precisa ser atualizado, especialmente o setor dos periódicos.

Além do mais, hoje, não se pode conceber uma biblioteca sem informatização, inclusão digital, e-book e condições modernas de instalação.

Foi constituída uma Comissão de estudo que refletiu sobre o assunto. E, tendo consultado os Conselhos Presbiteral e de Pastoral, concluímos que chegou o momento de se dar novo um passo. Se sozinha a Diocese não teria condições de realizar todas as transformações necessárias, deveríamos fazer parceria com um órgão público. Foi quando surgiu o interesse da UNEB, que abriu suas portas para o diálogo e se dispôs a acolher a Biblioteca, colocando-a a disposição de quiser consultá-la.

Foi assinado um termo de doação e a Biblioteca terá lugar de destaque, mantendo seu nome (Biblioteca Dom José Rodrigues), e ficará como um memorial para as próximas gerações.

Após anos de serviço a várias gerações que se cultivaram, bebendo nas fontes nobres que a Diocese propôs com a criação deste instrumento tão útil, a nossa Biblioteca está sendo transferida para as dependências da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), durante este mês de junho de 2013. Terminada a instalação, haverá inauguração oficial.


Dom José Geraldo da Cruz, a.a.

Bispo Diocesano

Juazeiro, 04 de junho de 2013

  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

Um comentário:

  1. Fique triste ao chegar na biblioteca da Diocese e ver fechada, sem nenhum aviso de transferência para Uneb. No centro da cidade , bem localizada e de rápido acesso a mim. Espero que seja inaugurada logo na Uneb.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top