COMUNIDADES DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES EM ROMARIA DIZEM SIM À VIDA E NÃO AOS PROJETOS DE DEGRADAÇÃO

17:07 - Não comentado


Cerca de mil pessoas do município de Campo Alegre de Lourdes (BA) participaram hoje,  dia 09 de junho,  da III Romaria em Defesa da Vida nas imediações do morro do Tuiuiu. Com cantos, orações e gritos em defesa da natureza e da vida, representantes de várias comunidades rurais, grupos religiosos, associações e sindicatos repudiaram os projetos de degradação do meio ambiente e o avanço da mineração no município. O Morro do Tuiuiu, considerado um cartão postal, é um dos mais importantes patrimônios naturais de Campo Alegre,  mas está ameaçado pela  exploração de minério.


Com  faixas, cartazes, orações, cantos e a cruz,  os romeiros concluíram a caminhada com a celebração da missa nas proximidades do Morro.  O momento foi presidido pelo Padre Bernardo Hanke com muitas exortações ao compromisso em defesa da vida.  Representantes das comunidades e das organizações e das comunidades se utilizaram de depoimentos e até de cordel para sensibilizar a sociedade  acerca  da defesa do bens naturais. A necessidade do poder público fazer valer a lei local de meio ambiente também foi lembrada.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Alegre, Juvenal Braga,  “defender a vida, é defender a natureza e se preocupar com as futuras gerações”.


Devido aos trabalhos de organização de base, a população de Campo Alegre está constantemente informada sobre as ameaças dos projetos degradantes, sobretudo os de extração mineral que cobiçam áreas como o Tuiuiu. Segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral, 82% do município podem ser requisitados para estudos minerários. Por isso, em 2012 a sociedade organizada conseguiu que os vereadores aprovassem uma lei municipal de meio ambiente.

Com a III Romaria em Defesa da Vida,  os participantes continuam a dizer sim à vida e  renovaram as forças para continuar  a luta contra os projetos de destruição socioambiental  que só miram o lucro.


  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

0 comentários:

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top