O QUE NOS ENSINA A FESTA DE CORPUS CHRISTI?

12:03 - Não comentado


Ao celebrar a festa de Corpus Christi, o fiel católico manifesta publicamente sua fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, que em grego significa “ação de graças”. Este belo momento em que Deus se comunica com a humanidade possui, por assim dizer, duas dimensões interligadas. Na primeira, Eucaristia significa celebrar a Nova Aliança que Deus estabeleceu com a humanidade a partir da morte e ressurreição de Jesus. Na segunda, Eucaristia significa um convite que Deus faz à humanidade, pedindo a ela que participe de seu projeto de salvação, concretizado nos ensinamentos e na práxis de Jesus histórico. Articular, pois, adoração e ação é o grande desafio dos cristãos. 

A comunidade católica de Remanso que participou da celebração da festa de Corpus Christi na noite desta quinta-feira, 30/05, teve a oportunidade de ouvir, em comunhão com toda Igreja do mundo, a passagem do Evangelho de são Lucas que narra o milagre da partilha dos pães (Lc. 9, 10-17). Na sua homilia, o pároco da nossa cidade, Pe. Benedito, lembrou-nos que a Eucaristia é um grande mistério, mistério inefável. Melhor do que tentar compreendê-lo seria buscar vivênciá-lo no cotidiano da nossa vida, assumindo o compromisso de sermos para o outro um novo Cristo.

Jesus é o homem do bom senso, pois sabe das necessidades do povo e como resolvê-las. A alternativa apresentada por Jesus é a prática constante do amor solidário e fraterno. No relato do milagre da partilha, os discípulos foram tentados a dispensar a multidão necessitada porque não queriam assumir a responsabilidade de ajudar a solucionar o problema da carência de alimentos. Jesus pede então que os discípulos organizem as pessoas em grupos e, em seguida, é feita a partilha dos pães e peixes, onde todos comeram, sobrando inclusive 12 cestos completamente cheios. Quando Deus vem ao nosso encontro, doando-se nas espécies de pão e vinho, devemos abrir nosso coração e aceitar o convite Dele, que nos chama a sermos sinal de salvação para o irmão.

Adorar Jesus na Eucaristia como fizeram os fiéis remansenses na procissão que conduziu o ostensório contendo a hóstia consagrada só fará sentido se todos ali tiverem assumido verdadeiramente a dimensão social da Eucaristia, que nos convida a sermos capazes de partilhar e dividir. O Bispo de Garanhus (PE), Dom Fernando Guimarães, lembra-nos que "o sacrifício de Cristo é um mistério de libertação que nos impele a transformar as estruturas injustas da sociedade para restabelecer a dignidade da pessoa, criada à imagem e semelhança de Deus”.


Que a festa de Corpus Christi nos motive a nunca desistir de lutar por um mundo de paz e justiça entre os irmãos mesmo diante das dificuldades presentes na nossa sociedade competitiva e consumista. 

  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

0 comentários:

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top