PILÃO ARCADO: PARÓQUIA FEZ PLANEJAMENTO PARA SEGUNDO SEMESTRE.

Nos dias 17,18 e 19 de Julho de 2013, a equipe paroquial que realiza o trabalho missionário na paróquia de Pilão Arcado, Bahia, juntamente com os Padres Guilherme e Claudimiro, esteve reunida para fazer o planejamento das atividades do segundo semestre deste ano. O encontro foi coordenado pelo pároco local, padre Guilherme que intercalava orações e reflexões sobre o documento de Aparecida nos momento em que tinha que conduzir algum trabalho para os seus colaboradores. Além do clima de espiritualidade, as atividades costumeiras foram organizadas por região, já que a paróquia tem quase treze mil quilômetros quadrados e precisa da colaboração dos agentes pastorais para desenvolver muitas atividades junto às comunidades. Foi feito um relato da caminhada incial até agora e, as mudanças que ocorreram serviram para alertar sobre o compromisso com a missão, pois os desafios ainda continuam, devido ao atraso em todos os sentidos na região, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do povo, pois o nível de escolaridade ainda é baixo e isso se percebe claramente nas celebrações de missas e outras. Mas em comparação a trinta anos atrás, onde nem se quer existia acesso para os lugares, hoje é um outro mundo, claro, desenvolvido, disse o padre Guilherme. Uma das atividades que a equipe vai trabalhar com todo o vigor, é a implantação do dizimo em toda a paróquia, pois até agora os trabalhos são feitos com ajuda de donativos de comunidades alemãs, o que não será mais por muito tempo, por isso, existe a necessidade de aumentar o número de dizimistas para sustentar o trabalho religioso da organização, pois o número de dizimistas que existe ainda é pequeno para o tamanho do trabalho que é feito. Para ter uma ideia, cada agente pastoral visita a média de 20 comunidades a lombo de burro, de bicicleta ou moto e, as distâncias de um lugar para outro são enormes. Ainda com recursos de fora, serão construidas neste ano cerca de cem cisternas pela SAET, uma ONG  ligada a paróquia, mas são os agentes de pastorais que irão organizar mais essa atividade com o povo. A reunião terminou com orações e benção de envio para os agentes.

Com Informações do blog da  Paróquia de Pilão Arcado /BA