AGOSTO: MÊS DAS VOCAÇÕES!!!

Neste mês a igreja celebra o mês das vocações. VOCAÇÃO quer dizer CHAMADO. Somos alertados a ouvir esse chamado e buscar uma resposta qualificada e certa para as providências e planos que Deus tem a nossa vida.

Quando se fala em o jovem VOCACIONADO remete-se ao sentido de ser padre. E as jovens o seguimento religioso. As nossas comunidades precisam compreender que o jovem vocacionado busca uma resposta para o seu chamado, seja ele para a VOCAÇÃO SACERDOTAL, VOCAÇÃO RELIGIOSA, VOCAÇÃO MATRIMONIAL ou VOCAÇÃO LAICAL.

Todos esses são um chamado e todos necessitam desta resposta para ser bem vivida. Às vezes nos perguntamos: Por que há poucos jovens vocacionados em nossa paróquia? Mas às vezes não enxergamos que esse ”preconceito” do que vem ser um jovem vocacionado pode estar afastando nossa juventude de buscar esse pastoral. Na sagrada escritura acompanhamos vários exemplos de vocação e tomamos a importância da vocação sacerdotal em nossa igreja, diocese e paroquias. A igreja necessita de mais pastores.  A messe é grande, e os operários são poucos.

“Não diga: sou jovem, por que você irá para aqueles a quem eu mandar e anunciará aquilo que eu lhe ordenar” (Jeremias 1, 7).

“Então Samuel respondeu: Fala Senhor que teu servo escuta” (1 Samuel 3, 10).

Em nossa paróquia temos um grupo de 8 jovens que buscam essa resposta. Uma pastoral pequena para a quantidade de jovens católicos que temos em nossa cidade. Porém somos gratos pela existência desta pastoral em nossa paróquia. Essa pastoral fundada em nossa cidade pela nossa ex- formadora Ir. Joana Margarida (in memória) a qual devemos toda gratidão e incentivo vocacional. Temos como padroeiro São Francisco de Assis, pela sua simplicidade e doação aos mais necessitados.

Neste mês pedimos mais ainda orações para o discernimento de nossas vocações e pedimos a Deus que nunca deixe se apagar em nós e em nossos jovens o desejo e anseio de buscar a felicidade maior, que é o servir ao Senhor de nossas vidas e a igreja de Cristo!!!

“Ai de mim se não o faço! Como escapar de tí, como calar, se tua voz arde em meu peito?” (Pastoral Vocacional, Remanso-Ba).