ASSESSOR DO SETOR DIOCESANO DA PASTORAL DA JUVENTUDE FAZ BALANÇO DA JMJ E FALA DAS PERSPECTIVAS PARA ESTE ANO.

19:55 - Não comentado

 

“A jornada surtiu nos jovens um protagonismo de participação de lutar por uma sociedade mais justa e fraterna” foi assim que o padre Raimundo Jorge, assessor Diocesano de Juventude em Juazeiro avaliou a Jornada Mundial da Juventude, ocorrida no Rio de Janeiro no final do mês de Julho. O evento recebeu aproximadamente 3 milhões de jovens vindos de vários países do mundo.

A jornada não aconteceu de forma isolada, teve uma relação com a Campanha da Fraternidade que discutiu o tema “Eis-me aqui, envia-me”, relacionando com o tema da Jornada Mundial “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. A diocese de Juazeiro teve uma efetiva participação na JMJ com mais de 140 jovens, entre lideranças, padres e seminaristas. O Padre Raimundo confirma que eles voltaram mais motivados a dar continuidade ao trabalho de catequização e formação dos jovens.

Uma das experiências que vem ganhado destaque na Diocese é a escola de formação de Juventude que tem como objetivo trabalhar as várias dimensões espiritual, humana, intelectual, pastoral e social da juventude.

Além disto, ganha destaque ainda a Pastoral Universitária. Recém formada ela se articula com a Diocese de Petrolina e reúne estudantes universitários católicos em torno de debates, formação e momentos de espiritualidade. Este ano a Pastoral realizou a Semana da Cidadania, promovendo debates nas Universidades com o tema sobre a Redução da Maioridade Penal. Além disto, vem desenvolvendo um projeto de Extensão na escola Municipal de Maniçoba em parceria com as universidades, onde desenvolve práticas de defensivos naturais e o reaproveitamento do óleo de cozinha para confecção de sabão caseiro.

Segundo Raimundo, dois grandes momentos estão sendo esperados pela Juventude diocesana. Trata-se do Grito dos Excluídos que acorre todos os anos no mês de Setembro organizado pelos setores sociais da igreja junto aos movimentos populares. O segundo momento é o DNJ – Dia Nacional da Juventude, celebrado no último final de semana de Outubro. Em Dezembro está previsto um seminário de Avaliação e planejamento das ações para o próximo ano.

Trabalho Voluntário
 
JMJ Fortalece caminhada da juventude em Juazeiro e incentiva trabalho voluntário
Além das ações que já vinham sendo desenvolvidos pela Pastoral Universitária nas escolas e Universidades, os jovens da Diocese de Juazeiro também cumprem seu papel social através da vivência na Pastoral Familiar que tem uma dinâmica de acompanhar as famílias e visitar pessoas doentes.

Durante a Jornada Mundial da Juventude além dos jovens, outras pessoas também se envolveram no trabalho voluntário para receber peregrinos no Rio de janeiro. Para Emanuel Chávez, os jovens argentinos foram bem acolhidos no Brasil e que é um sentimento muito grande ter o primeiro Papa da América Latina vindo de sua terra. O jovem argentino ressaltou ainda que o papa não é só dos argentinos mais de todo o mundo.

As famílias junto com as paróquias do Rio de Janeiro acolheram os visitantes, é o caso de José Augusto Pantaleão, membro da paróquia São Francisco em Niterói e médico Ginecologista e professor da Universidade Federal Fluminense. Além de acolher peregrinos em sua casa, ele dedicou parte de seu tempo para dar plantão voluntário durante os dias do evento. Segundo o mesmo “houve um chamamento da igreja e uma adesão muito boa dos médicos na paróquia”, concluiu.

Durante os plantões foram escalados dois médicos, dois socorristas e um enfermeiro. Este serviço foi montado nas paróquias onde aconteceram as catequeses. Já nos eventos ocorridos em Copacaba, o atendimento, segundo o enfermeiro Álvaro Leite foi de responsabilidade do governo municipal.

Por Uilson Viana – Ascom  CPT

  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

0 comentários:

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top