LEIGAS O PEQUENO PROJETO PROMEVEM ESTUDO BÍBLICO NA CRECHE SÃO JOSÉ

Aconteceu no último sábado, 27/07, na Creche São José, o segundo ciclo bíblico ministrado por Ir. Domingas, que este ano escolheu para estudo o evangelho de Jesus Cristo segundo a comunidade de São Lucas.

O Salmo 119, 105 afirma que a Palavra de Deus é lâmpada que guia os passos e luz que ilumina o caminho. Diante desta verdade de fé e sabendo da importância da boa formação cristã, as Leigas do Pequeno Projeto (LPP), juntamente com as irmãs de São José da paróquia de Remanso, Ir. Cleide e Ir. Catarina, convidaram Ir. Domingas para mais uma vez ajudar no aprofundamento teológico da Palavra de Deus.

Os quatro evangelhos, na sua parte final, narram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Porém, é possível perceber diferenças no início de cada um deles. O evangelho de São Marcos inicia com o batismo de Jesus. O de São Mateus inicia contando a genealogia de Jesus. O de São Lucas narra relatos sobre a infância de São João Batista e de Jesus. E, finalmente, São João no seu evangelho começa narrado o início da criação. Essas diferenças de narrativas acontecem porque os evangelhos foram escritos por comunidades que viveram em épocas e lugares diferentes.

Lucas afirma que escreveu seu evangelho para um certo Teófilo, nome que significa “amigo de Deus.” Desta forma, podemos afirmar que a Boa Nova de Jesus é na verdade para todas as pessoas que vivem na amizade com Deus. Ademais, o objetivo deste evangelista foi narrar o caminho da Salvação proposta por Deus a todas as pessoas de boa vontade.

Este percurso inicia-se na Galileia com o nascimento de Jesus. Continuou com a ação missionária de Cristo, que com seus ensinamentos, gestos e atitudes nos revelou a face misericordiosa e bondosa de Deus. Passou pela Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus na cidade de Jerusalém e continua na história através do testemunho das comunidades cristãs, que ao receberem o Pentecostes comprometeram-se em dar continuidade à ação missionária de Jesus.

São Lucas recorreu ao método comparativo em vários momentos de seu texto, revelando aspectos importantes sobre a ação salvífica de Deus na história humana. Ao comparar, por exemplo, o relato que narra o anúncio do nascimento de João Batista feito pelo anjo Gabriel a Zacarias com o anuncio do nascimento de Jesus feito pelo mesmo anjo a Maria, podemos chegar a duas conclusões. Primeiro: Deus se revela no cotidiano da vida. Segundo: Maria é a figura da Igreja, que ouve, acolhe, medita e frutifica a Palavra de Deus. Sua virgindade significa, dentro de uma visão teológica, sua entrega total à vontade de Deus. Maria é aquela que nunca duvidou, mantendo-se de pé mesmo no momento mais difícil da vida de Jesus, quando Ele foi crucificado e morto na cruz (Jo. 19, 25).

Comparando o texto de Lc. 1, 46-56 com 1Sm 2, 1-10, vemos que Maria pertence a tradição das mulheres libertadoras da Bíblia, que anunciam a realidade de um Deus que assume a causa dos pobres e oprimidos.

Em várias partes de seu evangelho, Lucas revela quem é Jesus de Nazaré (1,31.35; 2,30-32; 4,18-19; 6,17-19; 1,43; 5,8; 15, 1-32; 24, 19; 11, 1-4): o Filho de Deus, o Salvador, aquele que foi ungido e consagrado para anunciar a Boa-Nova aos pobres e oprimidos, Deus encarnado, Mestre, Profeta, Curador, etc. Noutras partes, Lucas nos diz quem é o verdadeiro discípulo de Jesus (4, 15-19; 9, 57-62; 10, 29-37; 12, 33-34; 12, 35-49): aquele que renuncia a tudo pelo Reino de Deus, comprometendo-se a amar concretamente o próximo, sobretudo ao mais necessitado, mantendo-se sempre vigilante na pratica da oração.

Seguramente, todos que participaram deste bonito encontro tiveram a sua fé no Deus de bondade e misericórdia fortalecida. Cabe a todos deixar-se cada vez mais se surpreender pela face materna do Deus-Pai revelado por Jesus de Nazaré, filho de Deus e  filho de Maria.

Confira fotos clicando AQUI