NAENDA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE REVOLTA DOS BÚZIOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O Núcleo de Arte-educação Nego D`Água (NAENDA), realiza no dia 17 de Agosto(sábado), o I seminário “Barulho dos Búzios no Quintal do NAEND’A” que tratará sobre a Revolta dos Búzios. O evento acontecerá na sede da Instituição, no bairro Quidé, das 8 as 17 horas com uma programação voltada para crianças e adolescentes do bairro.

Celebrada no mês de Agosto, a revolta dos Búzios marca uma das primeiras revoluções  pelo fim da escravidão e pela mudança de regime político no Brasil. Em todo o estado da Bahia estará acontecendo ações para celebrar o Agosto da Liberdade. Em Juazeiro o  NAEND’A celebra este importante momento com a realização de um seminário voltado para crianças e adolescentes que já são atendidas em oficinas de arte-educação.

Visando sensibilizar crianças e adolescentes sobre o significado da história do povo negro e fomentar o debate sobre a revolta dos búzios, o seminário traz em sua programação: palestras sobre a temática, apresentações artísticas, grupos de debates e apresentação musical. Cinquenta crianças e cinquenta adolescentes estão sendo esperados, além da participação de entidades parceiras. O evento dará inicio às 8 horas da manhã com encerramento a partir das 18 horas.

A Revolta dos Búzios

Tendo início em 1798, a Revolta dos Búzios, também conhecida por Conjuração Baiana e Revolta dos Alfaiates, é considerada um dos movimentos mais importantes na história e a primeira revolta social do Brasil, por lutar pela igualdade racial e social, independência e liberdade dos escravos.

Em 8 de novembro de 1799, quatro integrantes do movimento foram enforcados, em praça pública, para que servissem de exemplo a todos que por ventura repetisse o ato de insurreição. Após 213 anos da Revolta, em março de 2011, a presidenta Dilma Rousseff sancionou uma lei que reconhece Lucas Dantas, Manoel Faustino, Luís Gonzaga e João de Deus como heróis nacionais e seus nomes foram finalmente inscritos no "livro de aço" em Brasília, juntamente com o de Zumbi dos Palmares. Os quatro mártires são os primeiros negros baianos que entraram para o panteão de heróis da pátria. A revolta dos Búzios ficou reconhecida como a primeira manifestação em que o protagonismo popular foi reconhecido e contribui significativamente para as posteriores conquistas do povo negro na Bahia e no Brasil. Mais de 200 anos se passaram e a Bahia, através da SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial) celebra, durante todo o mês de agosto, esse marco da luta popular no país.

O NAENDA

Com um histórico de dez anos de realização de atividades sócio-culturais-educativas, voltadas para discutir as questões raciais do povo negro, o Naenda vem trabalhando através da sua casa de Cultura Jordélio de Souza e seu Ponto de Leitura Nego da D’Água, algumas oficinas de arte-educação com crianças e adolescentes da periferia de Juazeiro-BA, no sentido de propiciá-los um espaço de acolhimento, aprendizado e empoderamento. Atualmente cerca de 50 crianças e 50 adolescentes estão sendo atendidas nessas atividades. Ao longo de todo ano elas vivenciam ações formativas sobre as questões raciais no Brasil e os espaços de atuação política do negro diante desta conjuntura.
Para obter mais informações, os interessados devem entrar em contato com a equipe do projeto pelos seguintes contatos:

Antônio Carvalho – (74) 88150755; antoniocsj2009@hotmail.com
Edson Santana – dinhomarley1@hotmail.com