SEGUNDA NOITE DO TRÍDUO EM HONRA A SANTA MADRE CABRINI

A segunda noite do tríduo em honra a Santa Madre Cabrini aconteceu nesta quinta-feira, 08/08, e contou com a presença de muitos devotos que lotaram o pátio do Centro Madre Cabrini. Os comentários ficaram sob a responsabilidade de Tiago da Silva (da Pastoral Vocacional) e Hérbert Fabiano (da Pastoral da Comunicação). Para a reflexão do sub-tema da noite – A Igreja, a esperança de muitos jovens que querem comprometer-se com Jesus Cristo e com os irmãos, buscando um mundo melhor – foi convidada a Profª Lilian Nepomuceno, vicentina e coordenadora da Renovação Carismática Católica (RCC), que desenvolveu sua pregação à luz do texto retirado dos Atos dos Apóstolos (At. 4, 32-35), onde se descreve o modo como vivia as primeiras comunidades cristãs.

A pregadora destacou que a Igreja, que somos dos nós, precisa cumprir três condições se quer de fato ser esperança para muitos jovens. A primeira delas e a mais determinante: anunciar Jesus com vigor e alegria. A Igreja caminha tendo à frente Jesus Cristo como bem nos lembra Pe. Zezinho na sua canção (“O Povo de Deus no deserto andava/mas a sua frente alguém caminhava”).

No entanto, o vigor e a alegria vêem do Espírito Santo de Deus. Por isso, o cristão precisa deixar-se tocar por Sua ação – essa é a segunda condição que se coloca à Igreja que caminha nos passos de Jesus.

A Igreja precisa ser um balão cheio do Espírito Santo de Deus!

O cristão fortalecido pela ação do Espírito Santo anuncia Jesus ao mundo, principalmente às pessoas que mais precisam. O papa Francisco as chama de “ovelhas feridas”. A Igreja não pode fechar-se em si mesma, mas sim dirigir-se às “periferias existências” do mundo. Não ter medo de sentir o “cheiro das ovelhas”, esta é a terceira característica da verdadeira Igreja de Cristo.

A noite encerrou-se com a apresentação de alguns jovens da paróquia de Remanso, que apresentaram os problemas que desafiam a juventude nos dias de hoje.

Procissão de Entrada - momento em que a comunidade é preparada para acolher a imagem de Santa Fracisca Xavier Cabrini
Acolhida da Imagem - Noiteiros conduzem a imagem de Santa Francisca ao altar
Acolhida e apresentação da Palavra para toda a comunidade - logo após, proclamação da mesma.
Professora Lilian Nepomuceno - Pregadora da noite
Ação de Graças a Santa Francisca Xavier Cabrini - apresentada por um grupo de jovens de nossa paróquia
Grupo de Jovens (formado por vocacionados e catequistas de nossa paróquia)
À esquerda: Tiago da Silva (vocaciona); À direita: Herbert Fabiano (PASCOM)