FESTEJOS A SÃO VICENTE DE PAULO SÃO ENCERRADOS COM CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA

Entre os dias 11,12 e 13/09 na comunidade do centro São Vicente de Paulo refletimos sobre a participação do jovem na comunidade e no meio social como agente de ação transformadora na luta pela paz, e como culminância deste tríduo, neste ultimo sábado 14 de setembro, encerramos com a celebração da santa missa presidida por nosso pároco Padre José Benedito Rosa e animada pelo grupo de canto Revivendo em Cristo.

Uma celebração lindíssima e de grande reflexão e gratidão a Deus pelo exemplo de fé e serviço de São Vicente de Paulo. À luz do evangelho de São Lucas 15, 1-10 refletimos como estamos acolhendo o próximo e como podemos melhorar esse acolhimento.  Padre Benedito em suas palavras nos disse: “A ovelha e a moeda perdidas são os nossos irmãos, e que às vezes não somos capazes de ir ao encontro e acolhe-los. É preciso deixar as 99 e ir ao encontro daquela ovelha que se perdeu, assim como quem encontra a moeda perdida, devemos também se alegrar com o retorno do próximo”.

O Papa Francisco em sua visita ao Brasil para a JMJ nos disse: “A igreja precisa deixar de ser a madrasta e se tornar mãe”. Mãe essa que acolhe sem distinção, a mãe que está pronta para acolher, perdoar, estar de braços abertos. Nós somos a igreja e somos nós que devemos ser exemplo do perdão e do acolhimento. É preciso olhar para o irmão que é excluído, seja qual for o tipo de exclusão. Assim como São Vicente de Paulo, que se dedicou aos que não tinham voz e aos excluídos, assim nós devemos tomá-lo como exemplo de amor e dedicação a aqueles que necessitam.

Uma homilia que nos ajuda a olhar para o nosso espirito de comunidade, em observar nossas atitudes em relação ao acolhimento de nossos irmãos. Padre Benedito ainda acrescentou: “Existem normas e condutas para que se tenha uma melhor convivência, porém o que está acima disso tudo é a vida do ser humano. Somos imagem e semelhança de Deus, mas não somos o próprio Deus. Então, quem somos nós para criticar e julgar o irmão?”.

Uma celebração riquíssima e bela desde a participação da comunidade e dos jovens, desde a primeira noite de tríduo, bem como as palavras de reflexão, o exemplo de São Vicente de Paulo em nossa caminhada cristã.

A comunidade agradece a todos que contribuíram com essa linda festa e que o nosso bom Deus pela intercessão de São Vicente de Paulo nos ilumine sempre e nos encha de sua graça!!!.

Veja fotos do encerramento clicando AQUI